Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Mulher saiu do carro para remover uma pedra da estrada socorro.
Por Correio da Manhã
Uma mulher de 42 anos morreu e um casal, aproximadamente da mesma idade, ficou ontem ferido na sequência da queda de uma árvore, em Marco de Canaveses. Helena, a vítima mortal, era casada com José Carlos, bombeiro assalariado da corporação local. O casal, que tem dois filhos, vivia a 20 quilómetros do quartel.
Ao que o CM apurou, a mulher seguia de carro sozinha, na EN211, quando se deparou com uma pedra no caminho. Encostou o veículo, ligou os quatro piscas e dirigiu-se para o obstáculo, quando a árvore, de grande porte, lhe caiu em cima.
Atrás seguia um casal, numa outra viatura, que abandonou o carro, ao que tudo indica, para ajudar a vítima a retirar a pedra da estrada. Também foi apanhado pela árvore, mas acabou por sofrer apenas ferimentos ligeiros e foi conduzido ao hospital por precaução.
"O meu filho e os amigos vinham atrás, saíram do carro e tentaram levantar a árvore, mas não conseguiram", contou ao CM uma testemunha. "Os carros estavam todos parados. Quando chegámos a senhora já não tinha sinais de vida", acrescentou outra testemunha.
A queda de árvores foi um dos efeitos mais visíveis da tempestade ‘Ana’ – a primeira com direito a nome decidido em conjunto com Espanha e França – que ontem assolou o País.
A chuva intensa e os ventos fortes, com rajadas acima dos 100 km/h, começaram a fazer- -se sentir ao início da tarde, primeiro a Norte e alargando-se progressivamente, ao longo do dia, a todo o território nacional.
Os efeitos do mau tempo fizeram-se sentir com intensidade em Marco de Canaveses, onde também caiu uma grua, na EN312, junto à barragem do Torrão. Segundo a Proteção Civil, até às 22h30 registaram-se pelo menos 1195 ocorrências, a maior parte respeitantes a quedas de árvores. Segundo Luís Belo Costa, adjunto nacional de Proteção e Socorro, uma terceira pessoa ficou ferida ao ser atingida por uma árvore.
Rutura em conduta abre buraco em São Pedro de Moel
Uma rutura na conduta de água da rede pública que abastece São Pedro de Moel, Marinha Grande, causou ontem um buraco com 50 metros de extensão e dez de profundidade na rua Nicolau Bettencourt, arrastando o piso e o passeio dos dois lados da rua e pondo em risco várias vivendas. Dois pinheiros bravos de grande porte foram cortados por estarem instáveis e em risco de cair, trabalho que terá sido executado já de noite.
Na barreira do lado das vivendas foram colocadas mangas plásticas para evitar que a água da chuva cause mais aluimentos. Foram ainda criadas barreiras de contenção, com areia e betão, para desviar a água da chuva. O abastecimento de água foi cortado, tendo sido reposto ao final da tarde, depois da criação de uma ligação temporária. Os trabalhos para estabilizar as barreiras começam hoje com a colocação de pedras para evitar mais danos.
Dois homens retirados do rio Minho
Dois homens, com cerca de 30 anos, praticantes de paddle (desporto aquático), foram retirados ontem pela Polícia Marítima de Caminha do rio Minho, após revelarem dificuldades em chegar à margem. O resgate ocorreu em Gondarém, a cerca de 6 quilómetros do local de onde iniciaram a prática desportiva. Os dois homens encontravam-se bem quando foram retirados do local. Participavam num encontro que ignorou os avisos de vento forte.
PORMENORES
Vários voos cancelados
O mau tempo registado na Europa levou ao cancelamento de mais de uma dezena de voos em Lisboa, Porto, Faro e Madeira.
Vaga de nove metros
Uma vaga com 9,76 metros de altura máxima foi registada ontem pelas 19h40 na boia existente ao largo de Leixões (Matosinhos).
EDP em estado de alerta
A EDP declarou o estado de alerta devido ao mau tempo. Decisão que leva ao "reforço das equipas operacionais no território". Entretanto, "foram reduzidas as atividades de rotina".
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.