Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Acidente na Póvoa do Varzim faz cinco feridos e corta estrada municipal
Casa José Saramago abre em Óbidos para difundir escritores e culturas do mundo
Acidente faz cinco feridos e corta estrada na Póvoa do Varzim
O presidente do Governo espanhol está esta sexta-feira no Senado para "pedir o seu apoio" para implementar as medidas que accionam o artigo 155 da Constituição. "A situação excepcional exige-o", defende.
Por Sara Antunes - Jornal de Negócios
Mariano Rajoy está no Senado, onde se discute a situação da Catalunha, numa sessão em que se pretende accionar o artigo 155 da Constituição, que visa retirar os poderes executivos da Catalunha.<br/> <br/> "Vim ao Senado para pedir o seu apoio às medidas apresentadas para accionar o artigo 155. A situação excepcional exige-o". Esta mensagem foi partilhada por Rajoy através da rede social Twitter. <br/> He venido al @Senadoesp a pedir su apoyo a las medidas presentadas al amparo del artículo 155. La situación excepcional lo requiere<br/> — Mariano Rajoy Brey (@marianorajoy) 27 de outubro de 2017 Mas o responsável pelo Governo espanhol já discursou perante o Senado sublinhando a necessidade, perante a situação de ilegalidade, de implementar medidas excepcionais.<br/> "Qual teria sido a resposta do Governo, a de qualquer Governo e em qualquer situação semelhante, em qualquer parte da Europa? Em França ou na Alemanha. Na minha opinião não há alternativa: recorrer à lei para fazer cumprir a lei e por isso pusemos em marcha o artigo 155, um mecanismo legal, democrático", sublinhou na sua intervenção, citado pelo El País.<br/> <br/> "As medidas excepcionais só devem adoptar-se quando não há outro remédio possível", defendeu, acusando a Catalunha de ter cometido ilegalidades. "Uma comunidade autónoma que não reconhece as leis, que substituiu uma lei por outra, que não faz caso das decisões dos tribunais. Foi isto que aconteceu", acrescentou.<br/> <br/> "Os responsáveis da Catalunha puseram-se à margem da lei, liquidando a Constituição e o Estatuto de Autonomia. Não o podemos aceitar", sublinhou através de uma outra publicação no Twitter.<br/> Los responsables en Cataluña se han situado al margen de la ley liquidando la Constitución y el Estatuto de Autonomía. No lo podemos aceptar<br/> — Mariano Rajoy Brey (@marianorajoy) 27 de outubro de 2017 <br/>
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.