Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Quatro cotadas do principal índice nacional negoceiam no valor mais alto em mais de um ano, numa altura em que as acções europeias estão a valorizar pela nona sessão consecutiva.
Por Rita Faria - Jornal de Negócios
A bolsa nacional está a reforçar os ganhos do início da sessão, com quatro cotadas a negociarem no valor mais alto em mais de um ano. Nesta altura, o PSI-20 valoriza 0,61% para 5.432,09 pontos, depois de já ter tocado nos 5.438,51 pontos, o valor mais alto desde Novembro de 2015. 13 cotadas seguem com sinal verde e apenas cinco em queda.<br/> Na Europa, os principais índices seguem em alta ligeira, depois de a sessão norte-americana ter ficado marcada por novos recordes. As acções foram animadas por dados que mostram que o crescimento da actividade industrial nos Estados Unidos atingiu o nível mais alto em 13 anos e meio.<br/> À excepção da bolsa de Amesterdão, que recua 0,01% e do espanhol IBEX, que está inalterado, todos os índices estão em alta. O alemão DAX está encerrado devido à comemoração de um feriado na Alemanha.<br/> Na nona sessão consecutiva de subidas – a mais longa série de valorização desde Julho de 2015 – o índice de referência para a Europa ganha 0,01% para 390,15 pontos.<br/> Em Lisboa, a tendência positiva está a ser determinada sobretudo pela Navigator e pela Mota-Engil. A construtora soma 3,34% para 3,284 euros – a cotação mais alta desde Abril de 2015 – enquanto a Navigator valoriza 2,37% para 4,232 euros, um máximo de Maio de 2015, com a empresa a ser beneficiada pelo alívio na subida do euro, tal como as restantes papeleiras. <br/> Além destas, também a Sonae já atingiu a cotação mais alta desde Abril de 2016, em 1,041 euros, seguindo nesta altura a subir 1,47% para 1,035 euros. A Altri, por seu lado, soma 3,01% para 4,73 euros – um máximo de Janeiro do ano passado – depois de, na sexta-feira, a JB Capital Markets ter iniciado a cobertura da cotada atribuindo às acções um preço-alvo de 5,40 euros.<br/> A contribuir para o avanço do PSI-20 estão também a Nos e os CTT. A empresa de correios ganha 1,78% para 5,206 euros e a operadora valoriza 1,26% para 5,399 euros, a beneficiar da revisão em alta do preço-alvo para as acções por parte do CaixaBI para 6,5 euros.<br/> Na energia, pelo contrário, a tónica é negativa, com a EDP a perder 0,03% para 3,095 euros, a EDP Renováveis a deslizar 0,45% para 7,138 euros e a Galp a recuar 0,07% para 14,86 euros.<br/> Além destas, só o BCP e a Ibersol seguem com sinal negativo, com uma desvalorização de 0,08% para 24,58 cêntimos e de 0,04% para 12,925 euros, respectivamente. <br/>
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.