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A visão global da Moldetipo
Há uma nova tendência que passa por colocar os funcionários a gerar vendas, apostando no seu potencial enquanto contadores de histórias.
Por Jornal de Negócios
Já alguma vez pensou na possibilidade de tornar os seus empregados embaixadores da empresa? Sim, a ideia é mesmo essa e, de resto, começa já a ganhar forma e adeptos um pouco por todo o mundo.
Falamos de uma nova tendência que nasce suportada nos conceitos de transformação digital, novas plataformas de colaboração, social media e nas novas tecnologias de uma maneira geral. Trata-se de mobilizar os funcionários, levando-os a participem, por exemplo, em variadíssimas conversas relacionadas com o sector da sua marca ajudando, ao mesmo tempo, a aumentar o reconhecimento da mesma.
Este conceito de "employee activate" – ou "employee advocacy", como também é denominado – vai muito além de colocar os funcionários apenas a twittar ideias ou partilhar conceitos sobre a marca, a empresa e os seus produtos.
Trata-se, acima de tudo, de fomentar a cultura interna da empresa e a sua força de trabalho no sentido de "contarem histórias" que podem e devem ecoar mundo fora por entre um público vasto.
É por isso mesmo que são já várias as marcas que optaram por activar os seus funcionários potenciando as suas capacidades de media, conseguindo desta forma chegar a novos e cada vez mais alargados públicos em plataformas sociais e fazendo passar a mensagem de forma mais efectiva.
Na verdade, a evolução tecnológica colocou no mercado – e no embate concorrencial – novas plataformas sociais e um novo tipo de clientes moldados por tecnologias móveis e sociais mais ágeis a cada dia que passa.
Embora muitas organizações sintam ainda dificuldades em conseguir fazer passar a sua mensagem, quer a clientes quer também (e curiosamente) aos seus funcionários, a verdade é que existem várias que tiveram já a capacidade de o fazer com resultados muito positivos.
Dizem os especialistas que as mais "ousadas" e inovadoras assumiram claramente a importância de focarem a sua estratégia na narração interna percebendo que esta, associada à activação dos seus recursos humanos, acaba por ser tão importante como as mais tradicionais formas e estratégias de venda.
Feitas as contas, este é mais um passo que todos os gestores devem equacionar dar, no sentido de garantirem uma melhor política de comunicação com o cliente final. Dois dos benefícios mais evidentes são:
1.Maior envolvimento dos funcionários com a marca significa maiores benefícios em termos de reputação; tudo junto, acaba por gerar melhores resultados no final do mês.
Segundo dados da Society of Human Resources Management, nas empresas com fortes programas de sustentabilidade interna, acabou por se verificar a existência de processos de negócio mais eficientes (em 43% dos casos), um reforço da imagem pública (em 43% dos casos) e uma maior fidelidade dos funcionários (em 38% dos casos).
2.
Dar voz aos seus funcionários: na realidade quem anda no terreno tem histórias para contar e vice-versa. A adopção deste tipo de estratégia acaba por humanizar cada vez mais a marca, aproximando os clientes e dando voz a quem tem algo para dizer… muito frequentemente, as redes sociais.
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