Os portugueses que não voltaram de África e os estrangeiros que o Chega quer deportar
A sua newsletter de quarta-feira.
A sua newsletter de quarta-feira.
Em sede de OE2026, o Chega propõe Plano Nacional de Remigração, que poderá abranger imigrantes desempregados. A deputada Cristina Rodrigues é uma das responsáveis pela proposta.
Um homem suspeito de roubar uma carrinha no estado norte-americano do Louisiana tentou fugir quando viu a polícia. Devido ao extenso registo criminal, a SWAT foi acionada. O homem esteve escondido durante várias horas, mas o teto cedeu e acabou por cair na sala onde estavam os elementos desta força especial.
Entre suspeitas de dívidas e corrupção, Luís Santos Alves, candidato do Chega em Lisboa e diretor de campanha, travou batalhas jurídicas para provar a inocência.
O diploma aprovado no Parlamento, com o apoio da direita, introduz prazos mais longos de residência, novos critérios de integração e possibilidade de perda de nacionalidade. Críticas da esquerda e das associações de imigrantes alertam para “retrocesso civilizacional”.
O PS propõe agora que podem adquirir a nacionalidade os nascidos em Portugal, filhos de estrangeiros se "um dos progenitores resida legalmente no território português há pelo menos dois anos".
Uma das vítimas que ainda se encontra hospitalizada também foi baleada.
Marcelo tem o pedido de cidadania parado desde setembro de 2024. Jheniffer enviou toda a documentação para o mesmo efeito, no final daquele ano, e o processo nem foi aberto. As reclamações chovem ao Portal da Queixa: 277 contra o IRN, desde janeiro de 2025 até 15 de setembro.
Fins de semana de convívio, visitas de estudo ao parlamento, formações para aprender a falar com jornalistas e a ser candidato: como o Chega recruta e prepara para as Autárquicas.
Já há putativos candidatos. Houve conversas, verificação de potenciais polémicas e trabalho nas listas — mas o anúncio tem sido adiado.
Atacante suicidou-se na casa de banho da escola secundária onde levou a cabo este ataque. Teria 21 anos e deixou um bilhete de despedida. Na sua casa foi encontrada uma bomba caseira.
Em condições normais, os serviços consulares conseguem atender quatro a cinco mil pessoas por semana, mas as filas verificaram-se porque quando a AIMA pediu os registos criminais certificados não havia capacidade de resposta.
Isaltino é um bon vivant que fala com uma linguagem clara e direta. É empático e carismático. Ele tem sobretudo trabalho tangível para mostrar.
Hadi Matar, de 27 anos, foi considerado culpado de tentativa de homicídio e agressão por ter esfaqueado o escritor Salman Rushdie, cegando-lhe um olho.
Um homem foi condenado a pagar €11 mil à Câmara de Lisboa, mas ativistas responsáveis pelo ato de vandalismo garantem que o sem-abrigo não esteve envolvido. Vídeo comprova exatamente isso, mas não foi tido em conta pela justiça.
Ao todo, foram detidas 13 pessoas, sete homens e seis mulheres, entre os quais sete empresários, uma advogada e uma funcionária da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros.