
Incêndios: Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 25 (em Viana do Castelo) e os 35 (em Santarém).
Distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão esta quarta-feira em risco máximo de incêndio.
O número de detidos este ano já superou o número total de detidos ao longo de todo o ano de 2024.
O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste. O vento vai soprar fraco a moderado predominando do quadrante sul, mas por vezes forte nas terras altas.
Estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda e a maioria dos de Viseu e Castelo Branco.
Até às 18h00 deste domingo, estão sob aviso vermelho os distritos de Bragança e Vila Real.
As temperaturas máximas previstas para hoje vão variar entre os 28 graus em Aveiro e os 42 em Évora e Santarém.
O Palácio Nacional de Sintra e Palácio Nacional de Queluz vão permanecer abertos.
A GNR avança ainda que este ano foram sinalizadas, em todo país, 10.417 situações de falta de limpeza de terrenos.
O IPMA prevê perigo máximo de incêndio rural para todo o distrito da Guarda e para quase todo o distrito de Bragança, exceto Vinhais e Carrazeda de Ansiães.
Em situação de inalação de fumos, a DGS recomenda retirar a pessoa do local e evitar que respire o fumo ou esteja exposta ao calor.
"Vêm aí tempos difíceis", o porta-voz do Departamento de Bombeiros, Vasilis Vathrakoyannis, após indicar que as condições climáticas, marcadas por altas temperaturas, seca e ventos fortes, continuarão nos próximos dias.
Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira em alguns distritos.