Sábado – Pense por si

Nada, nada

Há sempre alguém que conhece alguém, ou que passava férias no mesmo sítio, ou que foi amiga da ex-mulher do "não sei quantos" – «Esse tipo não presta…». E as conversas fluíam com o à-vontade que une desconhecidos no recreio da escola, sem o "doutor", "engenheiro" ou "arquiteto" que nos afasta e envelhece.

João Carlos Barradas

Jean-Luc, cidadão anticapitalista

Mélenchon e a Nova Frente Popular ganharam, mas ele não será primeiro-ministro, mesmo tendo o maior grupo parlamentar na coligação. O CV de ex-trotskista, ativista de extrema-esquerda e talvez antissemita é cadastro político. História de um altermundialista nascido em Tânger.

No país emerso

Os Rubiales portugueses

Estamos a ver isto a acontecer em Portugal. Ouçam as mulheres à vossa volta. Ouçam o tipo de comentários que recebem; a forma como se fala sobre elas nas suas costas; as mensagens e convites de teor provocatório não consentido; as histórias sobre toques corporais inapropriados, para não ir mais longe.

Márcia Sobral

Protetores auditivos para bebés. Uma descoberta ou um perigo?

São cada vez mais os pais que optam por comprar protetores auditivos para os filhos de forma a levá-los a locais como concertos, estádios ou festivais. Especialistas reconhecem que é bom para a audição, mas alertam que existem outros riscos.

Márcia Sobral

Estarão os jovens a ficar surdos por ouvir música aos altos berros?

A exposição prolongada a sons altos - seja através do uso de auscultadores ou da permanência em discotecas - pode trazer problemas auditivos sérios, principalmente para os mais novos. Investigadores alertam que 24% dos adolescentes têm sérios riscos de vir a sofrer de algum tipo de lesões ou mesmo surdez.

Ana Taborda

Alice espalhou poesia pela internet

Não foi pé ante pé, como diz um dos seus poemas, foi mesmo de um dia para o outro que os versos desta portuguesa com pais angolanos conquistaram o País.

Ana Taborda

As muitas guerras dos irmãos Champalimaud

Os conflitos entre António, Carlos, Maria Ana e Henrique incluíram insultos, acusações de assaltos e até uma prisão preventiva que durou quatro anos e meio. Chegaram a ter mais de 30 processos em tribunal uns contra os outros. Dois deles morreriam sem nunca voltarem a falar – ainda que tenham estado internados no mesmo hospital.

Diogo Barreto

Britânico perde audição devido à covid-19

Um homem de 45 anos perdeu parte da audição depois de estar internado na unidade de cuidados intensivos. Este é o quinto caso registado de surdez associada à doença.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30