#Iranelection
A juventude iraniana teve o seu despertar democrático, construindo também uma nova ecologia online do protesto sociopolítico. Contudo, os resultados foram frustrantes.
A juventude iraniana teve o seu despertar democrático, construindo também uma nova ecologia online do protesto sociopolítico. Contudo, os resultados foram frustrantes.
No Irão já morreram quase 59 mil pessoas por causa da covid-19, em mais de 1,5 milhão de pessoas com diagnóstico de infecção confirmado.
Rohani garante que o próximo residente da Casa Branca "cederá à pressão da opinião pública, à resistência e à paciência da nação iraniana".
O país registou também 7.719 novas infeções.
Desde junho, a República Islâmica tem verificado um progressivo aumento da mortalidade diária associada ao novo coronavírus.
O Irão é o país mais atingido do Médio Oriente com 126.949 casos de contaminação e 7.183 mortos, segundo os números oficiais que têm sido contestados.
Os números de novos falecimentos mantêm uma trajetória decrescente nas últimas semanas, ao contrário do registo de novos contágios, que tem aumentado.
As autoridades iranianas vão classificar o país em três tipos de áreas, diferenciadas com as cores branco, amarelo e vermelho, sendo a primeira considerada mais segura.
O país registou 5.391 mortes, num total de 85.996 casos, desde o início da pandemia.
O número de novos casos confirmados é de 2.389, passando o número total de infetados identificados para 29.406.
Chefe de investigação avançou que registos do voo estão na posse do Irão e que não há, no imediato, quaisquer planos para os enviar para análise externa.
Autoridades iranianas explicaram não ser possível ler as caixas negras no Irão sem ajuda. Avião terá sido abatido acidentalmente por mísseis iranianos.
Presidente do Irão reagiu às posições tomadas pela França, Alemanha e Reino Unido sobre o programa nuclear de Teerão.
Rouhani disse, num discurso televisivo, que para o "povo é muito importante que quem quer se seja responsável por um ato de negligência seja levado perante a justiça”.
Agência Europeia para a Segurança da Aviação explicou ainda que as instruções para o Iraque também não mudaram e que as companhias aéreas também devem evitar sobrevoar este país.
O Irão admitiu este sábado responsabilidades no derrube do aparelho, tendo informado que o avião civil ucraniano tinha sido abatido inadvertidamente por militares iranianos que o confundiram com um míssil de cruzeiro devido ao estado de alerta decretado por causa da recente escalada de tensão entre Washington e Teerão.