O imenso adeus
Um Papa é sobretudo o seu imenso adeus – o que disse, o que mudou, o que deixou escrito, o que pode ter alterado a vida de muitos milhões de praticantes e de não praticantes, o que deixou para ser feito e que já não pode recuar
Um Papa é sobretudo o seu imenso adeus – o que disse, o que mudou, o que deixou escrito, o que pode ter alterado a vida de muitos milhões de praticantes e de não praticantes, o que deixou para ser feito e que já não pode recuar
Para Raimundo, o país está perante um Governo que caiu, "mas que se comportou sempre como uma autêntica comissão de gestão de interesses dos grupos económicos".
A ministra do Trabalho garantiu que "não vai haver cortes, nem vai haver nenhum prejuízo dos direitos adquiridos dos pensionistas", escusando-se a adiantar as medidas previstas.
O líder do PS comentou a intenção do Governo de preparar um travão às reformas antecipadas. "A direita volta ao guião de sempre" que é o de "criar uma falsa perceção para fragilizar publicamente a Segurança Social e abrir espaço à privatização", defendeu.
O Ministério da Segurança Social quer garantir mais anos de contribuições para o sistema.
Especialistas apontam que não basta aumentar salários, ou o setor público correrá sempre atrás do privado. Reformas antecipadas? Só daqui a dez anos. PPP na saúde? Sim, sob controlo apertado.
À SÁBADO especialistas comentaram as várias medidas propostas pelos diversos partidos políticos. Fora o PAN que não apresentou medidas para os pensionistas, a maioria das soluções são, para os peritos, descabidas.
Hoje somos o país da Europa com mais emigração e a responsabilidade é do Chega? Somos o país em que cai de podre um governo e a culpa é do Chega? Temos bancarrotas periódicas, a escola sem professores e o flagelo da corrupção e o problema é o Chega?
Para sábado estão agendadas marchas em Lisboa, Porto e Coimbra contra a "degradação do SNS", convocadas por vários sindicatos e com a participação de movimentos de utentes, uma iniciativa para reivindicar um "investimento sério" neste serviço público.
Mortalidade causada pela pandemia de covid-19 reduziu esperança média de vida aos 65 anos para para 19,35 anos.
Tem aumentado a reflexão em torno da "great resignation" [grande renúncia], expressão atribuída ao fenómeno que cresce desde o início em 2021 e que corresponde ao número elevado de saídas dos locais de trabalho e da indisponibilidade para determinados empregos.
A idade legal da reforma está a subir há vários anos, associada à esperança média de vida (que tem aumentado), sendo este ano de 66 anos e seis meses.
Os 23 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo não aceitaram as condições propostas pelo banco para saírem.
Estimativa é do próprio BE que apresentou ao Governo na segunda-feira um conjunto de nove propostas que quer ver inscritas no do Orçamento do Estado para 2022 para poder viabilizar o documento no Parlamento.
As sete estruturas sindicais foram ouvidas esta quinta-feira na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social a pedido do grupo parlamentar do PSD, na sequência dos recentes anúncios de mais despedimentos na banca portuguesa.
Manifestação de hoje à tarde, contra despedimentos no setor e ameaças aos trabalhadores, é a primeira forma de protesto. Greve não está fora de hipótese.