
O vírus da gripe parece mais agressivo
O que se passa é que a estirpe predominante até agora não circulava desde antes da pandemia. Isso justifica a existência de tantos casos, sobretudo em crianças mais novas.
O que se passa é que a estirpe predominante até agora não circulava desde antes da pandemia. Isso justifica a existência de tantos casos, sobretudo em crianças mais novas.
Laboratório quer manter a capacidade de resposta se houver mais casos suspeitos, por causa do Campeonato do Mundo de Futebol.
Portugal contabiliza desde 30 de novembro, quando foi confirmado o primeiro caso numa capoeira doméstica no distrito de Setúbal, 20 focos de gripe das aves e perto de 230 mil animais abatidos.
Especialistas alertam que, apesar da circulação do vírus da gripe estar mais elevada do que costuma ser em março, não foi tão elevada nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e apontam que Portugal irá ter "uma epidemia de gripe mais tarde este ano".
Ainda não há casos registados em Portugal. Israel e EUA já registaram situações de doentes que estavam infetados ao mesmo tempo com gripe e covid-19. Estudos ingleses apontam para o dobro do risco de morte, comparado com a covid-19.
Desde o início da pandemia, e em menos de um ano, foram investidos cerca de 8,5 milhões nos laboratórios do Serviço Nacional de Saúde para reforçar a sua capacidade de diagnósticos na realização de testes à covid-19.
A ministra da Saúde admite que a pior fase de covid-19 ocorra na segunda semana de outubro. DGS ainda não tem dados sobre início do ano letivo.
O doente foi posto em isolamento no Hospital Curry Cabral no sábado, sendo que a sua situação clínica era "estável".
Espalhou-se de um mercado de animais vivos para o mundo inteiro. É possível tomar algumas precauções.
O doente regressou este sábado da China, onde esteve na cidade de Wuhan.
Saiba o que é, como se transmite e como se pode proteger deste novo vírus que começou num mercado de peixe.
É um jogo de vida e morte que se desenrola há séculos. E é um jogo onde um vírus chamado influenza ganha sempre. Mesmo quando parece estar a dormir.
É um jogo de vida e morte que se desenrola há séculos, onde um vírus chamado influenza ganha sempre. Mesmo quando parece estar a dormir. Breve história das pandemias