
Pedro Calado, o delfim de Albuquerque e as graças misóginas
Pedro Calado, estrela madeirense em ascensão, é apontado como misógino e machista. Podia “dar-lhe outros prazeres”, disse a uma deputada municipal. E tem dito muito mais.
Pedro Calado, estrela madeirense em ascensão, é apontado como misógino e machista. Podia “dar-lhe outros prazeres”, disse a uma deputada municipal. E tem dito muito mais.
É em primeiro lugar aos portugueses que o primeiro-ministro tem de prestar contas não só no fim do mandato, mas durante o tempo em que governa. Incentivos para os jovens como aqueles que se anunciaram são bons. Não chegam, mas são bons.
Aula da Academia Socialista foi uma revisão da matéria dada, com uma mão cheia de promessas e um pré-anúncio sobre medidas que o Governo está a estudar para ajudar a aliviar a subida de juros que deve continuar.
Primeiro-Ministro anunciou ainda alterações ao IRS Jovem, passes gratuitos para todos os jovens e ofertas na rede das pousadas de juventude.
Já não será necessária a deslocação aos espaços de atendimento. Apesar de gratuito, o carregamento do passe deve ser feito.
Manuel Lage, líder da bancada municipal do PS em Lisboa, aponta dedo ao "passa culpas" de Carlos Moedas nas exceções que deixam de fora dos passes gratuitos jovens desempregados e estudantes em cursos profissionais ou politécnicos. E diz que Moedas não cumpriu o que prometeu.
A proposta conjunta do PS, BE, Livre e PAN foi aprovada na Assembleia Municipal, mas não é vinculativa. E o gabinete de Carlos Moedas diz que não tem poderes para mudar os critérios de acesso aos passes gratuitos para estudantes menores de 23 anos.
Os métodos de trabalho, as pessoas que o influenciam, a relação com a oposição, as promessas na gaveta e os anúncios que se preparam. Como foi o primeiro ano de Carlos Moedas na capital?
Carlos Moedas sublinhou que "Lisboa é a primeira grande capital da Europa a tomar esta medida".
Os veículos privados são a segunda maior fonte de poluição na Europa, aumentam o stress e encurtam a vida das populações das cidades. Ao mesmo tempo que são uma das indústrias que mais contribui para a diferença entre ricos e pobres.
Orçamento da Câmara de Lisboa vai a votos esta quinta-feira na Assembleia Municipal, com a campanha nacional como pano de fundo.
Prevê-se que a medida custe 12 milhões de euros em 2022.
Requerimento de adesão também pode ser preenchido pelas viúvas(os) de ex-combatentes, visto que também têm direito.
Para governar Lisboa, Moedas vai ter de dar a volta a uma situação desfavorável: não tem maioria na vereação nem na Assembleia Municipal. Sem acordos com a esquerda, terá de fazer navegação à vista e encontrar algumas soluções criativas.
Em 2017, elogiava Fernando Medina com entusiasmo, por ouvir as pessoas. Agora só tem críticas para o presidente da câmara. Incoerência? Garante que não. Medina falava, mas não concretizava. Enganou-o.
O momento que vivemos, pela sua imprevisibilidade, incerteza e insegurança associada, é propício a uma maior fixação no tempo presente e a um adiamento de decisões com forte impacto no futuro como a maternidade e paternidade.