Assaltos fundamentais
Nunca fui um sentimental dos PALOP, um arranjo diplomático que, não raras vezes, serviu para polir a imagem de regimes cruéis e autoritários. Coisa diferente são os povos desses países.
Nunca fui um sentimental dos PALOP, um arranjo diplomático que, não raras vezes, serviu para polir a imagem de regimes cruéis e autoritários. Coisa diferente são os povos desses países.
A degradação louvaminha da linguagem desqualifica o político, tanto quanto a grosseria altaneira, mas esta fatalidade escapa por completo ao secretário-geral da NATO.
Desde o início do ano, vários governos europeus têm apresentado medidas para dificultar a entrada de imigrantes. Depois do Reino Unido e de Itália é a vez de Portugal debater a lei da nacionalidade. Mas nenhum chega ainda aos calcanhares dos dinamarqueses, onde um executivo de esquerda tem aplicado leis de extrema-direita.
Nove governos europeus enviaram uma carta abertam onde defendem que os países signatários da convenção devem ter mais espaço para decidir quando expulsar criminosos estrangeiros e monitorizá-los em situações que não podem ser deportados.
Atualmente, a idade da reforma é de 67 anos na Dinamarca.
Reconhecimento foi feito durante uma conversa entre o secretário de Estado dos EUA e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, à margem da reunião da NATO.
Mette Frederiksen chega à Gronelândia quase uma semana depois da polémica viagem à ilha do vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que visitou a base norte-americana de Pituffik (noroeste) com a sua mulher.
Os monarcas serão recebidos na segunda-feira à tarde pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, e pela sua mulher, Brigitte Macron, numa cerimónia oficial nos Invalides, antes de seguirem para o Palácio do Eliseu para uma reunião à porta fechada.
O vice-presidente dos EUA vai juntar-se à mulher que tinha uma visita planeada para esta quinta-feira. Vance irá visitar uma base militar norte-americana na ilha para inspecionar "a segurança".
No final desta semana uma delegação da administração, Trump liderada pelo vice-presidente dos EUA e a sua mulher, vai visitar Nuuk apesar de não ter recebido um convite oficial.
O partido vencedor de centro-direita triplicou os seus lugares no parlamento, apesar de anteriormente não ter estado entre as principais forças políticas.
A Europa reagiu e tem um plano ambicioso para se preparar para a ameaça russa. Mas precisa de tempo e ninguém sabe se, até lá, os EUA de Trump vão continuar a protegê-la. Até agora, da Casa Branca e do Kremlin, vemos uma vontade comum de nos dividir e enfraquecer. Ignorar ou desvalorizar não é prudente.
Líderes dos principais países europeus vão marcar presença na reunião que se segue à cimeira de Munique, em que Zelensky pediu um exército europeu e JD Vance evitou falar sobre a guerra.
Na 4.ª temporada da série dinamarquesa, EUA e China interessam-se por este território, o que dá origem a uma trama política intrincada. A ficção talvez tenha inspirado Trump, mas a história é antiga.
Há duas semanas, Donald Trump Jr. fez uma viagem à Gronelândia depois de o presidente eleito dos EUA ter dito que queria comprar o território autónomo dinamarquês, publicando uma fotografia com supostos apoiantes.
O presidente-eleito Donald Trump declarou que os Estados Unidos queriam comprar e controlar a ilha que se situa no Ártico e é território da Dinamarca.