Solos onde a gente possa morar
Quem quer mais habitação, não pode apenas querer mais construção. Queremos mais casas mas a um preço que consigamos pagar. Não as queremos à custa do ambiente, da qualidade de vida e da nossa segurança.
Quem quer mais habitação, não pode apenas querer mais construção. Queremos mais casas mas a um preço que consigamos pagar. Não as queremos à custa do ambiente, da qualidade de vida e da nossa segurança.
O Conselho de Ministros esteve reunido esta segunda-feira para adotar uma série de medidas para a habitação, que incluem a revogação de decisões do programa Mais Habitação.
A coligação liderada por Luís Montenegro promete ainda médicos de família para todos os portugueses e lançar Unidades de Saúde Familiares privadas.
A Iniciativa Liberal apresentou este sábado o seu programa eleitoral e promete cheques-creche de 480 euros, e revogação do programa "Mais Habitação".
As situações de despejo vão ficar resolvidas de forma mais célere com o pacote aprovado pelo Governo para 2024. Há benefícios para arrendatários e senhorios.
"Eu espero que corra bem. Regulamente rapidamente as leis e que avance com aquilo que constitui uma meta importante para o fim da legislatura", recomendou o Presidente a António Costa.
Casas novas mais pequenas serão uma tendência para mitigar a alta dos preços, diz o líder da promotora Nexity Portugal, que deixou de ser do maior promotor imobiliário francês. A empresa quer apostar no arrendamento acessível, mas critica a carga fiscal, incluindo o que diz ser uma "contraproducente" alteração ao IVA no Mais Habitação.
Veja aqui as principais medidas previstas no Mais Habitação.
Diploma foi aprovado apenas com o voto favorável do PS. O Livre e PAN abstiveram-se e os restantes votaram contra.
Os dados apresentados num estudo referem que a maior parte dos proprietários de AL não concorda com o pacote. 57% dos proprietários consideram o arrendamento de médio prazo a estrangeiros mais viável.
Enquanto o pacote Mais Habitação serve de arma de arremesso entre Belém e São Bento, vários coletivos preparam manifestações por todo o País. "É uma emergência nacional que exige soluções urgentes", dizem os organizadores, que vão sair às ruas no dia 30 de setembro.
Na opinião de Marina Gonçalves, o país só compara mal com outros da União Europeia no que toca ao parque habitacional público, reconhecendo que Portugal é dos países com menor resposta neste âmbito.
Nem esta Mais Habitação, nem qualquer outra Mais Habitação vai existir enquanto houver esta legislatura. Os efeitos perversos de instabilidade vão continuar e, no intervalo, as rendas vão continuar a subir.
Num cenário destes, para que serve, afinal, a política e o poder? O que fica da pantomina em curso, montada em torno do famoso pacote legislativo do Governo conhecido por Mais Habitação. Marcelo Rebelo de Sousa vetou o diploma com bons argumentos.
PS garante que vai reconfirmar o diploma sobre as medidas.
Presidente da República deixou nota no site da Presidência.