Sábado – Pense por si

Cuidados intensivos

Homens e mulheres

Nos últimos 50 anos, Downing Street já teve três primeiras-ministras. Todas conservadoras. Os trabalhistas nem sequer líderes da oposição conseguiram eleger. E se abrirmos o ângulo para o resto da Europa, o desequilíbrio é ainda mais expressivo.

Rita Rato Nunes

Reino Unido. Keir Starmer quer deixar a direita KO

O líder do partido trabalhista britânico é uma figura apagada, de origens humildes, que os britânicos conhecem mal, mas tudo indica que terá a oportunidade de mostrar o que vale nas eleições de dia 4 de julho. Após 14 anos de domínio conservador, o Reino Unido prepara-se para virar o jogo político.

João Carlos Barradas

Uma fronteira irlandesa muito política

O tom amigável dos encontros de von der Leyen com Sunak advém da necessidade do primeiro-ministro britânico apaziguar polémicas internas que ameaçam a integridade do Reino Unido.

Cuidados intensivos

Só à bomba

Fontes imaginárias ouvidas por este cronista garantiram-lhe que a cheganização da IL está em marcha, embora enfrente sérias dificuldades: com os ciganos já tomados de assalto por André Ventura, a próxima Convenção Nacional terá de decidir se o bombo da festa serão os indianos que vendem flores nos restaurantes ou os turistas que vêm para cá estrangular gaivotas.

A lagartixa e o jacaré

Há uma mudança…

Até à queda, Truss e o seu ministro das finanças eram benquistos da IL, como era natural que fosse: a diminuição acentuada dos impostos é o núcleo central da versão do liberalismo da IL. Para um partido que está sempre a acusar o Governo de mentir, o que aqui fez foi mais do que mentir, foi também tomar-nos por parvos.

João Carlos Barradas

Rishi Sunak. A vez do milionário

O Reino Unido tem um novo primeiro-ministro. O terceiro em três meses. Sem concorrentes internos, Rishi Sunak, foi anunciado no cargo esta segunda-feira. O que esperar do ex-ministro das Finanças e que desafios vai ter de enfrentar?

Instantâneos (ou quase) 101

O presidente do PS já nos habituou há muito a declarações e comportamentos pouco recomendáveis. Só isto justifica que diga que os casos de incompatibilidades de detentores de cargos públicos são "historietas histriónicas".

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.