Uma grande conquista para tempos perigosos
O problema crónico das contas públicas não foi tema no debate entre Montenegro e Pedro Nuno. Está a deixar de ser um problema, precisamente na melhor altura.
O problema crónico das contas públicas não foi tema no debate entre Montenegro e Pedro Nuno. Está a deixar de ser um problema, precisamente na melhor altura.
Nos últimos 50 anos, Downing Street já teve três primeiras-ministras. Todas conservadoras. Os trabalhistas nem sequer líderes da oposição conseguiram eleger. E se abrirmos o ângulo para o resto da Europa, o desequilíbrio é ainda mais expressivo.
Com uma derrota histórica, o atual líder do Partido Conservador do Reino Unido optou por se demitir. Quais são os prováveis candidatos à liderança do partido?
O líder do partido trabalhista britânico é uma figura apagada, de origens humildes, que os britânicos conhecem mal, mas tudo indica que terá a oportunidade de mostrar o que vale nas eleições de dia 4 de julho. Após 14 anos de domínio conservador, o Reino Unido prepara-se para virar o jogo político.
Num documentário da BBC é relatada a agitação política vivida no Reino Unido entre a votação do Brexit e o breve mandato de Liz Truss.
O tom amigável dos encontros de von der Leyen com Sunak advém da necessidade do primeiro-ministro britânico apaziguar polémicas internas que ameaçam a integridade do Reino Unido.
Um lobo matou o pónei de 30 anos da presidente da Comissão Europeia. Daqui a 14 dias termina a licença de caça ao lobo.
Protestos em Pequim e Xangai poderão ter acelerado uma decisão que já estava tomada há muito.
Na segunda década do século XXI partilhamos um Mundo onde Mulheres necessitam coragem, por vezes física, para se fazerem ouvir, contarem a sua história e ousarem direitos iguais aos dos Homens.
Fontes imaginárias ouvidas por este cronista garantiram-lhe que a cheganização da IL está em marcha, embora enfrente sérias dificuldades: com os ciganos já tomados de assalto por André Ventura, a próxima Convenção Nacional terá de decidir se o bombo da festa serão os indianos que vendem flores nos restaurantes ou os turistas que vêm para cá estrangular gaivotas.
Até à queda, Truss e o seu ministro das finanças eram benquistos da IL, como era natural que fosse: a diminuição acentuada dos impostos é o núcleo central da versão do liberalismo da IL. Para um partido que está sempre a acusar o Governo de mentir, o que aqui fez foi mais do que mentir, foi também tomar-nos por parvos.
No primeiro discurso, Rishi Sunak prometeu recuperar a confianaça dos britânicos. O novo primeiro-ministro prometeu ainda um SNS mais forte, melhores escolas públicas e aproveitar as oportunidades do Brexit.
A primeira-ministra com o mandato mais curto da história britânica, despede-se hoje do cargo. Ao sucessor, Rishi Sunak, desejou toda a sorte.
O Reino Unido tem um novo primeiro-ministro. O terceiro em três meses. Sem concorrentes internos, Rishi Sunak, foi anunciado no cargo esta segunda-feira. O que esperar do ex-ministro das Finanças e que desafios vai ter de enfrentar?
Rishi Sunak pode suceder a Liz Truss já esta segunda-feira. Resta saber se Penny Mordaunt consegue os apoios necessários para se candidatar.
O presidente do PS já nos habituou há muito a declarações e comportamentos pouco recomendáveis. Só isto justifica que diga que os casos de incompatibilidades de detentores de cargos públicos são "historietas histriónicas".