
Grande conferência do NOW tem mais presenças confirmadas
Para debater temáticas como a política, a geopolítica, a economia e a tecnologia vão estar presentes vários especialistas e líderes internacionais, cujos nomes começam agora a ser revelados.
Para debater temáticas como a política, a geopolítica, a economia e a tecnologia vão estar presentes vários especialistas e líderes internacionais, cujos nomes começam agora a ser revelados.
Nos EUA, há quem tenha medo. Na Europa, procuram-se soluções, que ainda não há, para uma defesa sem americanos e sem NATO. Em O Colapso da Verdade, o seu novo livro, o especialista em geopolítica explica porque é que este é o maior desafio ao mundo como o conhecemos.
A conferência internacional "The Lisbon Conference" contará com um painel de oradores de prestígio e centrar-se-á na nova ordem geopolítica, o rearmamento europeu, os desafios de segurança.
Em 75 minutos, os dois principais candidatos debateram ideias para o país sem menções às mudanças na geopolítica e economia mundial. Pedro Nuno despejou o balde das suspeições sobre a conduta ética de Montenegro - não é todos os dias que um líder do PS cita uma investigação judicial em curso - e Montenegro acusou-o de "maledicência". Ambos 'flirtaram' com os pensionistas. Nenhum venceu por margem clara.
A popularidade de Francisco será muito difícil de ultrapassar. O próximo líder terá de continuar a modernização e a ter influência geopolítica, mas o escândalo da pedofilia “será sempre um fantasma”.
Mais do que uma medida económica, as tarifas são arma geopolítica com um potencial de “pensamento mágico” para o universo simplista e maniqueísta da esfera Trump. Há uma revolução em curso – e não é inteligente continuar a acreditar numa “moderação” de quem, em Washington, quer rebentar com alianças permanentes. O comércio internacional, enquanto o conhecíamos, acabou. Vem aí inflação alta e risco de recessão.
Ana Maria Evans referiu ainda que os Estados Unidos, por meio de uma diplomacia intensa e com o apoio de aliados como a Arábia Saudita e o Qatar, estão a pressionar para uma solução rápida para o conflito.
Ana Maria Evans afirmou ainda no NOW que a Alemanha é o país da Europa mais prejudicado pelas tarifas aduaneiras impostas por Trump devido ao volume das suas exportações.
Como lembraram os líderes da UE no seminário anual organizado também esta semana em Bruxelas para o corpo diplomático da União: o mundo de hoje é marcado pela "desordem e complexidade" segundo Costa e por uma geopolítica "hiper-competitiva e hiper-transaccional," de acordo com von der Leyen.
Ana Maria Evans esteve no NOW e refutou a ideia de que Trump tenha sido mais severo do que os presidentes democratas relativamente à questão da deportação nos Estados Unidos.
Uma das questões principais que Bruxelas tem de debater prende-se com o seu posicionamento internacional: vai a União permanecer aberta ao mundo ou vai cavalgar as tendências protecionistas atuais no mundo ocidental e fechar-se sobre si mesma?
O presidente eleito do Conselho Europeu apelou a uma maior celeridade entre a UE e os países candidatos no processo de adesão: "Sem prazos artificiais, mas também sem obstáculos indevidos".
O novo romance do jornalista e escritor fala de desinformação e geopolítica, e foi mote para uma conversa sobre Putin, Trump, os "bots" nas redes sociais e o jornalismo em Portugal.
O difícil otimismo na geopolítica, as boas notícias na medicina, os truques para viver melhor (e mais barato) e uma série nova Netflix.
A revisão surge em resposta às preocupações manifestadas pelos agricultores da UE nos últimos meses e tem em conta o impacto da evolução geopolítica, como as consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como dos fenómenos meteorológicos extremos, como a seca e inundações.
Desde o final da Guerra Fria que europeus e norte-americanos não aprenderam como lidar com a China. O século XXI está a ser ditado pela fusão entre a geopolítica, economia e tecnologia.