
José Gil: "Estamos a viver uma última fase frenética do prazer. Come-se cultura"
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
Na madrugada de 12 de agosto de 1999, Tojó, de 23 anos, reuniu os pais na cozinha e matou-os à facada. Diria, mais tarde, que a ideia do crime tinha sido da mulher, mas só ele foi condenado.
Partiram em colunas de mil carros, com bebés e crianças, atravessando a guerra e a natureza hostil. Saíram de traineira para a Namíbia e para Portugal. Penaram durante meses em campos de refugiados. Meio século depois contam o que viveram como se tivesse sido ontem.
Esta é a história da estação de correios de uma pequena ilha japonesa para onde são enviadas cartas para destinatários inalcançáveis
Fomos em busca de alojamentos na natureza onde apetece chegar e ficar, de casas nas árvores às casinhas típicas alentejanas, passando por quartos cujo chão é feito de areia da praia.
Trata-se de uma distinção inédita para o cinema português.
A rapidez da escolha fez temer o pior, mas os primeiros sinais indicam que, desta vez, o Espírito Santo deve ter acertado no perfil escolhido para líder da Igreja Católica.
Concordámos na eleição de um homem cuja vida revela uma entrega total à Igreja; cujas palavras e gestos são um exemplo de amor e de ternura pelos mais pobres
O perfil do novo Papa obrigou a dezenas de telefonemas para os vários países que a sua história cruza. Já nos jantares-comício dos partidos o prato principal foi muitas vezes o computador portátil - onde se registava o que acontecia nas campanhas.
Nome do próximo Sumo Pontífice deverá ser uma homenagem a um dos seus antecessores. Saiba como são escolhidos os nomes e porque é que os líderes da Igreja Católica adotam nomes diferentes.
O secretário de Estado do Vaticano é o preferido nas casas de apostas para ser o próximo líder da igreja católica, será ele a próxima escolha do colégio de cardeais e o próximo Papa italiano?
Que o jornalismo continue com esse balanço fundamental: com a rapidez necessária para informar e a lentidão suficiente para refletir.
São 133 cardeais a votarem (e também elegíveis). Até sair fumo branco do Vaticano, têm de viver dias de clausura: são afastados dos telemóveis, da rádio e da TV. Descansam em suítes e fazem refeições equilibradas. Há quatro portugueses no processo, revestido de secretismo e formalidades.
Desde o Concílio Vaticano II (1962-1965) a Igreja está em aggiornamento constante para se «adaptar melhor às necessidades do nosso tempo», nos termos da revisão da liturgia promulgada por Paulo VI na Constituição Apostólica «Sacrosanctum Concilium».
Vindo do "fim do mundo", foi a voz dos pobres e oprimidos de todo o planeta. Mudou a Igreja e afastou-se da ostentação do poder e das riquezas clericais.
O legado do Papa Francisco vai perdurar para lá da sua sucessão. Ele põe o ser humano acima de qualquer outro interesse ou objetivo.