Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
14 de maio de 2025 às 23:00

Um Papa de rosto humano

A rapidez da escolha fez temer o pior, mas os primeiros sinais indicam que, desta vez, o Espírito Santo deve ter acertado no perfil escolhido para líder da Igreja Católica.

Quando, ao fim de apenas um dia de Conclave, o mundo foi surpreendido pelo fumo branco a sair da capela Sistina, era natural que a rapidez da eleição fizesse crescer o receio de que a via mais conservadora da Igreja tivesse triunfado. Perante os desafios e as perplexidades deixadas como legado pelo Papa Francisco, uma escolha em apenas quatro votações poderia indiciar que os cardeais tinham optado pelo mínimo denominador comum para resolver o problema. Seria, talvez, mais fácil eleger uma personalidade que voltasse a fechar a instituição a sete chaves, e a defendesse dos medos, dos receios e dos fantasmas do exterior.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1098
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.