
Televisão pública belga VRT ameaça abandonar a Eurovisão
A VRT solicitou um debate sobre como gerir o televoto no futuro. Caso isso não aconteça, a emissora ameaça abandonar a Eurovisão.
A VRT solicitou um debate sobre como gerir o televoto no futuro. Caso isso não aconteça, a emissora ameaça abandonar a Eurovisão.
"Não podemos permitir duplos 'standards'", disse Sánchez, num discurso num evento em Madrid em que realçou que "ninguém levou as mãos à cabeça" quando a Rússia foi excluída de competições desportivas internacionais ou de iniciativas como a Eurovisão.
Johannes Pietsch, da Áustria ganhou a 69.ª edição do certame musical, com o tema 'Wasted Love'.
A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção foi disputada por 26 países este sábado em Basileia, na Suíça.
A carta, dirigida à chefe da delegação espanhola, Ana María Bordas, recorda à RTVE que as regras da Eurovisão "proíbem as declarações políticas que podem comprometer a neutralidade do concurso".
Para alguns desconhecida até ao Festival da Canção e à Eurovisão, a banda já tem dois álbuns editados. Escolhemos cinco canções, para velhos e novos fãs.
A final de hoje pode ser acompanhada em Portugal em direto, a partir das 20:00, na RTP1, na RTP Internacional e na plataforma RTP Play.
Antevisão à final da Eurovisão: Gonçalo Correia, editor da SÁBADO, comenta as probabilidades dos NAPA este sábado e aponta os principais favoritos a vencer esta edição.
Como era expectável, a israelita Yuval Raphael, o austríaco JJ e a finlandesa Erika Vikman estarão na final. Sissal (Dinamarca) foi a surpresa.
Na primeira semifinal foram selecionados: Portugal, Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, São Marino, Estónia e Ucrânia.
"As pessoas adoraram a vibe", "a emoção passou" e "um bom contraste às outras canções" foram algumas das análises de fãs e "youtubers" especializados.
Gonçalo Correia, editor da SÁBADO, comenta a passagem de Portugal à final da Eurovisão, destacando os méritos do tema “Deslocado” e o apoio de MARO e Salvador Sobral.
A primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2025 aconteceu esta terça-feira à noite em Basileia e os portugueses NAPA apuraram-se para a final.
Apesar das críticas à inclusão de Israel no concurso, Yuval Raphael relembra que "o slogan deste ano é unidos pela música e é para isso que estamos aqui”.
Nesta primeira semifinal, 10 temas vão garantir o bilhete para a final. As casas de apostas colocam Portugal no 15.º lugar dos favoritos, ou seja, com poucas probabilidades de apuramento.
A cidade suíça que promove inclusão e diversidade terá de competir com as hostilidades sentidas desde a edição do ano passado, criadas pela participação de Israel no festival.