
Covid-19: Ministério da Saúde autoriza reforço de verbas para o SNS24
Está previsto um valor superior a 12,2 milhões de euros que se destina ao centro de contacto SNS24.
Está previsto um valor superior a 12,2 milhões de euros que se destina ao centro de contacto SNS24.
Começam hoje à venda em farmácias e parafarmácias de todo o país, custam 7 euros, o seu resultado é conhecido em 15 a 30 minutos e são menos dolorosos que as zaragatoas de PCR. Mas leituras incorretas e falhas na recolha de amostras aumentam probabilidade de falsos negativos.
Os testes rápidos são bastante importantes para detetar surtos rapidamente. Mas deixam informação essencial de fora, prejudicando a capacidade de estudar as novas variantes.
Quando o teste for realizado por iniciativa própria, um resultado positivo ou inconclusivo deve ser comunicado diretamente por contacto telefónico ao Centro de Contacto SNS24 ou através do preenchimento de um formulário eletrónico que será criado.
Os autotestes de deteção da covid-19 poderão ser comprados em farmácias e em locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica.
António Sales salientou que Portugal tem 1.142 ventiladores, dos quais 528 nos cuidados intensivos, 480 em blocos operatórios e ainda 134 como capacidade de expansão.