Sábado – Pense por si

Os 5%, sim mas quando?

A Cimeira de Haia aproxima-se e a realidade começa a chocar-nos de frente. O problema é que, de Washington, continua a haver uma dissonância entre o que Trump diz (quer a paz e estará furioso com Putin) e o que a Administração realmente faz (corta as vazas de Kiev para a NATO). Valha-nos Merz e a nova assertividade alemã.

O regresso à lei do mais forte

Trump não quer tropas norte-americanas e não quer a bandeira da NATO na garantia de segurança à Ucrânia. Ora, com tropas europeias a assumir esse papel, sem qualquer respaldo dos EUA, isso é o fim da NATO. Putin agradece e só terá de esperar uns anos para alargar a sua agressão. As cartas estão lançadas.

Relatório minoritário

A campanha-relâmpago

Há guerras-relâmpago, e há campanhas eleitorais ainda mais breves e faíscantes. A epopeia das europeias tem impactos diferentes, dentro e fora de portas. Mesmo que se possa discutir o que são, nos dias que correm ou que andam, as tais “portas”

Vanda Marques

Anne Applebaum: “A Ucrânia vai entrar na UE”

Anne Applebaum faz o balanço de um ano de guerra da Rússia contra a Ucrânia. Defende que os ucranianos não devem ceder território, dado que Putin nunca vai deixar de querer controlar tudo.

Alexandre R. Malhado

Prendas de Natal, de um político para outro

Isaltino Morais dava um balde e uma esfregona a António Costa, Rui Tavares oferecia-lhe uma “visita guiada ao património devoluto do Estado”. Nuno Melo sugere nova “coelhinha anã fofinha” a Ventura e Inês Sousa Real um DVD de Ferdinando, o touro. Também há Memofante e Red Bull. Eles explicam porquê.

Sebastião Almeida

A SÁBADO é todos os dias. A guerra no horizonte e o império imobiliário de Duarte Pio

A guerra nunca esteve tão perto. O anúncio do reconhecimento da independência das regiões separatistas no Leste da Ucrânia por parte de Moscovo deixou claras as pretensões imperialistas de Putin, enquanto o mundo aguarda em suspenso que a democracia prevaleca. Por cá, mergulhamos na herança imobiliária dos pretendentes ao trono (caso o houvesse).

Vanda Marques

“Trump vai passar os próximos anos em tribunal”

Durante 10 anos estudou o comunismo e escreveu a obra que lhe valeria um Prémio Pulitzer – Gulag: Uma História. A jornalista, que já trabalhou na The Economist e The Spectator, mergulha agora no crescimento do autoritarismo

Comunidade a crescer

Na edição online os nossos assinantes passaram a encontrar notícias e conteúdos exclusivos. Na revista em papel continuamos a contar-lhe a história de pessoas como Sofia e Paulo, um dos muitos casais que a pandemia lançou no desemprego

Instantâneos (ou quase) 23

Seja lá o que tenha mesmo acontecido no caso dos miúdos suspensos na escola do concelho de Sintra, uma coisa é certa: uma diretora que escreve, naqueles termos, uma carta aos pais não merece exercer as funções que tem. É simples.

A reunião do G20 e a falta de liderança mundial

Terminou a reunião do G20 com muita destruição nas ruas de Hamburgo e poucos resultados palpáveis, já que os EUA acham que não há aquecimento global e Trump só quer esfriar a investigação sobre o alegado envolvimento russo nas eleições americanas.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)