Sábado – Pense por si

Mónica Baltazar

Viver sem saber ler nem escrever

Há quem tenha medo de se perder no metro, quem não consiga fazer compras no supermercado e até compre produtos fora do prazo por incompreensão. Conheça histórias de adultos que estão a aprender hoje o que não conseguiram quando andavam na escola. Porque ser escolarizado não é sinónimo de ser alfabetizado.

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

Cuidados intensivos

Mal-entendidos

Cuidado, senhor Presidente. Não é apenas o seu “legado” que está em causa se esta degradação continua. É sobretudo a salubridade da democracia portuguesa, a quem se nega a mera hipótese de resolver, por via das urnas, o bloqueio agonizante a que se chegou.

Instantâneos (ou quase) 103

Muitos respiraram de alívio, porque consideram que a democracia irá regressar ao Brasil. Mas ninguém se deve esquecer de que foi com Lula e o seu gangue de apaniguados que se atingiu um patamar de corrupção nunca visto.

Raquel Lito

Jéssica: um sequestro e 57 lesões até à morte

Levou murros, pontapés, apertões e cortes, mas ainda há pontos por esclarecer no relatório preliminar da autópsia. O padrasto da vítima diz que tentou socorrê-la, chamou o INEM, mas já não foi a tempo. Acolheu mãe e filha há nove meses.

Cuidados intensivos

Canções de embalar

Resta a pergunta final: Rio fica ou vai? O presidente do PSD não gostou da insolência da pergunta e procurou refúgio no linguajar teutónico: “Ich werde nur bleiben, wenn Zé Albino mich lässt”. (Tradução para vocês, analfabetos: “Eu só fico se o Zé Albino deixar”).

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente