Sábado – Pense por si

Sara é psicóloga do INEM: "Temos que pensar quando outros não o conseguem fazer"

Leonor Riso
Leonor Riso 06 de fevereiro de 2019 às 19:44

Esta semana, ocorreram dois homicídios no seio da mesma família. Foi destacada uma equipa de psicólogos para prestar apoio. Como lidam os médicos com estas situações?

"Temos que pensar quando as pessoas não o conseguem fazer." É com esta frase que Sara Rosado, psicóloga do INEM há 15 anos, define o seu trabalho. São estes profissionais que fazem a "intervenção psicológica de emergência", a resposta de "primeira linha" dada às vítimas e familiares de vítimas de crimes, acidentes, situações de ansiedade e comportamentos suicidários. "Sobretudo, as situações em que vamos para o terreno serão de morte traumática", explica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.