Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Montenegro anuncia medidas para a reconstrução das zonas afetadas: tudo sobre o mau tempo

Depressão Leonardo está a afetar o país.

Um militar resgata uma ovelha na zona que ficou submersa pela subida da água do Rio Lis devido ao mau tempo, em Leiria
Depressão Leonardo: queda de árvores no Santuário de Fátima.
Idoso caminha em rua inundada em Portugal devido à depressão Leonardo
Uma casa de uma família que ardeu em Alenquer
Imagem aérea de árvores derrubadas pela tempestade Kristin no Pinhal de Leiria na Marinha Grande
Vista aérea da zona afetada pelo mau tempo em Santarém Sul
Um militar resgata uma ovelha na zona que ficou submersa pela subida da água do Rio Lis devido ao mau tempo, em Leiria
Depressão Leonardo: queda de árvores no Santuário de Fátima.
Idoso caminha em rua inundada em Portugal devido à depressão Leonardo
Uma casa de uma família que ardeu em Alenquer
Imagem aérea de árvores derrubadas pela tempestade Kristin no Pinhal de Leiria na Marinha Grande
Vista aérea da zona afetada pelo mau tempo em Santarém Sul
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 23:10

Termina por hoje o acompanhamento dos efeitos da tempestade Leonardo

Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 22:24
Lusa

Intercidades na Linha do Norte circulam de forma parcial

A circulação ferroviária dos comboios Intercidades na Linha do Norte foi esta quinta-feira restabelecida de forma parcial, estando suspenso o comboio internacional Celta e os Urbanos de Coimbra, devido a ocorrências provocadas pelo mau tempo.

De acordo com a atualização da CP - Comboios de Portugal, pelas 19h30 desta quinta-feira, a circulação dos Intercidades (521, 721, 731, 723, 520, 720, 620 e 528) na Linha do Norte está a ser feita "com recurso a material circulante diferente do habitual e com transbordo rodoviário entre as estações de Pombal e Coimbra B".

Ainda na Linha do Norte, realizam-se os serviços Regionais entre Entroncamento e Soure e entre Tomar e Lisboa.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 21:47

Imagens de drone mostram devastação na zona centro

A carregar o vídeo ...
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 21:24
Lusa

Marinha resgatou 132 pessoas isoladas devido a cheias

A Marinha portuguesa resgatou hoje 132 pessoas que se encontravam isoladas devido a cheias causadas pela passagem das tempestades Kristin e Leonardo no país e mantém 44 botes prontos para apoio imediato à população em zonas ribeirinhas.

"Face ao aumento do nível das águas, devido à chuva intensa dos últimos dias, nomeadamente em Alcácer do Sal e em Leiria, os militares da Marinha efetuaram o resgate de 132 pessoas que se encontravam isoladas por causa das cheias, com recurso aos botes anteriormente posicionados para apoio imediato à população nas zonas ribeirinhas", lê-se num comunicado deste ramo das Forças Armadas.

Durante estas operações foram também resgatados 15 animais em Leiria, acrescenta a Armada.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 20:22

Militares ajudam povoações em zonas afetadas pela tempestade

Um militar resgata uma ovelha na zona que ficou submersa pela subida da água do Rio Lis devido ao mau tempo, em Leiria
Baixo Mondego apenas acessível através de transporte em viaturas do exército devido a cheias
Uma viatura do exército atravessa zona em Baixo Mondego
A subida da água do Rio Mondego cobriu terrenos agrícolas
Elementos do Exército observam uma casa parcialmente submersa na zona ribeirinha de Vila Nova da Rainha, Azambuja
Um militar resgata uma ovelha na zona que ficou submersa pela subida da água do Rio Lis devido ao mau tempo, em Leiria
Baixo Mondego apenas acessível através de transporte em viaturas do exército devido a cheias
Uma viatura do exército atravessa zona em Baixo Mondego
A subida da água do Rio Mondego cobriu terrenos agrícolas
Elementos do Exército observam uma casa parcialmente submersa na zona ribeirinha de Vila Nova da Rainha, Azambuja
Leiria
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 20:15
Lusa

Câmara da Golegã adia eleições presidenciais para dia 15 para evitar deslocações

O presidente da Câmara Municipal da Golegã, no distrito de Santarém, disse hoje que decidiu adiar as eleições presidenciais para dia 15, para evitar a deslocação de pessoas, devido ao mau tempo.

“Contactamos a Comissão Nacional de Eleições e optámos por adiar o ato eleitoral, aliás como muitos municípios já fizeram”, disse António Camilo, em declarações à Lusa.

O autarca referiu ainda que pediu o adiamento das eleições presidenciais, previstas para domingo, em todas as assembleias de voto do concelho.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 20:14
Lusa

Depressão Marta afeta Portugal continental no sábado com chuva, neve e vento

Portugal continental vai começar a sentir no sábado de manhã os efeitos da depressão Marta, que traz chuva, neve, vento e agitação marítima e uma nova subida dos caudais dos rios e ribeiras a sul do rio Tejo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os efeitos da depressão vão começar a ser sentidos na região Sul, em especial no litoral, na manhã de sábado, "com precipitação persistente e por vezes forte e com rajadas de vento da ordem de 100 km/h e de 120 km/h nas serras".

"Prevê-se que os maiores valores acumulados de precipitação ocorram a sul do rio Tejo, incluindo a região da grande Lisboa, sendo mais prováveis no Alentejo e nas serras algarvias, com acumulados da ordem de 60 mm (litros/m2) em 24 horas, o que contribuirá para uma nova subida dos caudais dos rios e ribeiras destas áreas", pode ler-se no comunicado do IPMA.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 19:46

Mau Tempo: Montenegro anuncia medidas para a reconstrução das zonas afetadas


Na sequência dos efeitos da tempestade Kristin e Leonardo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta quinta-feira medidas para reconstruir as zonas afetadas. 

O governante começou por apelar ao seguimento das recomendações das autoridades e afirmou que o Governo “tem feito um esforço para mobilizar todos os recursos” para o restabelecimento da energia, o abastecimento de água e a desobstrução de vias ferroviárias e rodoviárias. Anunciou uma plataforma de acesso aos apoios: calamidade.gov.pt e para que todos possam aceder à plataforma e pedir ajuda, irão ser disponibilizadas a partir de amanhã 275 espaços do cidadão e carrinhas móveis nos concelhos afetados. “Todo o tempo que passa é sempre tempo importante”, nota. 

Leia o artigo na íntegra. 
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 19:20

Proteção Civil regista mais de 6.700 ocorrências e risco de cheias "extremamente significativo"

A Proteção Civil anunciou esta quinta-feira mais de 6.700 ocorrências e um "crescimento exponencial" de inundações face à queda de árvores. O comandante Mário Silvestre alertou ainda para um risco de cheias "extremamente significativo".
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 18:45
Lusa

DECO PROteste recomenta 'kit' de sobrevivência para três dias

A DECO PROteste recomendou esta quinta-feira que os portugueses preparem um 'kit' de sobrevivência com mantimentos para três dias, alertando que em situações como a do mau tempo em Portugal, a ajuda pode demorar a chegar.

“A preparação pode fazer a diferença nas primeiras 72 horas após um incidente”, alertou a associação de defesa dos consumidores, em comunicado.

Para a preparação do 'kit', deve usar-se uma mochila resistente para guardar comida e bebidas para três dias, no mínimo.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 18:31
Lusa

Cerca de 89 mil clientes sem luz às 15:30

Um total de 89 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 15h30 desta quinta-feira, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo pelo continente português.

Numa informação enviada à Lusa, a empresa explicou que àquela hora, nas zonas mais críticas, as avarias decorrentes da depressão Kristin afetavam 75 mil clientes.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 18:27

CNE confirma eleições este domingo

A segunda volta das eleições para Presidente da República realiza-se a 8 de fevereiro, apesar do pedido de André Ventura para que se adiasse, afirma a Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 18:06
Lusa

Arruda dos Vinhos adia eleições presidenciais para dia 15

O Município de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, decidiu adiar para dia 15 as eleições presidenciais devido ao mau tempo, foi anunciado esta quinta-feira. 

“Face aos eventos meteorológicos dos últimos dias e consequente ativação do Plano Municipal de Emergência, o dia da eleição para o Presidente da República - 2.º Sufrágio, que estava previsto realizar-se no dia 08 de fevereiro, realizar-se-á no dia 15 de fevereiro de 2026, nos locais e horários anteriormente definidos”, informou a câmara municipal em comunicado.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 17:38
Lusa

Concelho da Sertã tem 2.085 clientes sem energia elétrica

"De acordo com a informação transmitida pela E-Redes à CMPC [Comissão Municipal de Proteção Civil], às 08h00 desta manhã registavam-se 2.085 clientes afetados no concelho da Sertã", informou a autarquia.

Segundo a informação disponibilizada pela E-redes, de um total de 282 postos de transformação, 178 encontram-se já energizados.

O município da Sertã explicou ainda que à medida que vão sendo restabelecidas ligações à rede de média tensão, alguns geradores começam a ser deslocados para outras localidades do concelho, permitindo a redução progressiva dos casos de ausência de energia.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 17:19

Aldeia de Ereira isolada: Militares fazem transporte dos moradores

A carregar o vídeo ...
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 17:18

Imagens aéreas mostram Leiria 'debaixo de água'

A carregar o vídeo ...
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 17:16

Dezasseis novos deslocados e uma vítima por hipotermia no Oeste

Dezasseis pessoas foram esta quinta-feira deslocadas de casa devido ao mau tempo na região Oeste e uma mulher transportada ao hospital por hipotermia, ao tentar atravessar uma estrada inundada no Bombarral, segundo o Sub-Comando de Emergência e Proteção Civil.

“Retirámos nove pessoas em Alcobaça e sete em Óbidos por precaução dados os riscos de haver vítimas do mau tempo”, afirmou o comandante regional, Carlos Silva.

As habitações afetadas pelos efeitos do mau tempo localizam-se nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Óbidos, Alcobaça e Caldas da Rainha.

Leia o artigo na íntegra. 
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 17:13
Lusa

Câmara de Castelo Branco anuncia plataforma ‘online’ para apoios até 10 mil euros

A Câmara de Castelo Branco anunciou esta quinta-feira que já está disponível a plataforma 'online' para pedir apoios até 10 mil euros para reabilitação ou reconstrução de habitações.

“As pessoas cujas habitações foram afetadas pelas intempéries ocorridas na região Centro, com especial incidência na tempestade Kristin, podem proceder ao reporte dos prejuízos, através do endereço direto: https://sigecandidaturas.ccdrc.pt/”.

O município de Castelo Branco sublinha ainda que a legislação define dois escalões de enquadramento, prejuízos até cinco mil euros e prejuízos entre os cinco mil e os 10 mil euros.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 17:12
Negócios

Seguro "não vê problema" em adiar eleições para dia 15, mas só nos concelhos em que "não há condições"

António José Seguro respondeu ao repto de André Ventura para o adiamento por uma semana das eleições presidenciais, marcadas para o próximo dia 8, mas indicando que isso apenas deverá acontecer nos concelhos afetados pelo mau tempo. “Não vejo nenhum problema em que, para além das eleições que se vão realizar neste domingo, que nos concelhos em que os presidentes de câmara entendam que não há condições agora, de fazer as eleições no domingo a seguir”, disse aos jornalistas. 

Leia o artigo na íntegra. 
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 16:49
autor Gabriela Ângelo

Embaixada do Japão em Portugal emite dicas de segurança para tempestades e cheias

A Embaixada do Japão em Portugal emite dicas de segurança em caso de cheias, sendo um país propenso a inundações e chuvas intensas. 

Numa publicação no Facebook a Embaixada recomenda a utilização de ténis em vez de galochas. "Se a água entrar nas botas estas tornam-se extremamente pesadas e dificultam a locomoção em caso de emergência", alerta. 

No caso de infiltrações de água em casa é recomendado que evacue antes que a água chegue ao nível do joelho. "Quando a água atinge essa altura a pressão torna quase impossível para um adulto caminhar contra a corrente", nota, acrescentando que se o nível de água subir rapidamente acima dos joelhos, não tente sair de casa, "suba para o andar mais alto" para que haja uma evacuação vertical. 

Se precisar de atravessar uma zona de água, pode utilizar um cabo de vassoura ou um guarda-chuva para "sondar o chão à sua frente".

Por fim, é deixada um alerta para condutores: "apenas 30 cm de água em movimento podem arrastar a maioria dos automóveis".
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 16:03
CM

Homem morre ao cair de telhado que reparava em Cernache do Bonjardim

Um homem na casa dos 70 anos morreu, na passada quarta-feira, após ter caído de umas escadas em alumínio que estaria a usar para reparar um telhado, na Aldeia de Palhais, Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã.

A vítima foi encontrada no chão, sem sinais vitais. 

O alerta foi dado por volta das 14h00.

O concelho da Sertã foi o mais atingido pela Kristin no distrito de Castelo Branco.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 15:58
Lusa

Uma pessoa desalojada e duas retiradas das suas habitações em Odemira

Uma pessoa ficou esta quinta-feira desalojada e duas foram retiradas preventivamente das suas casas, no concelho de Odemira, distrito de Beja, devido ao mau tempo que encerrou escolas, sendo esperadas descargas controladas da barragem de Santa Clara.

O "colapso de parte de uma habitação", na freguesia de São Salvador/Santa Maria, desalojou uma pessoa que foi, entretanto, acolhida por familiares, explicou hoje o presidente da Câmara Municipal de Odemira, no distrito de Beja, Hélder Guerreiro.

Em declarações à agência Lusa, o autarca indicou que foi ainda necessário incorporar "outras duas" pessoas no Lar de São Martinho das Amoreiras, após terem sido retiradas preventivamente das suas casas devido à subida do nível da água.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 15:53
autor Gabriela Ângelo

Governo admite entrada de imigrantes para a reconstrução das zonas afetadas pela depressão Kristin

Manuel Castro Almeida, o ministro da Economia e da Coesão Territorial, adiantou esta quarta-feira à noite em entrevista à RTP que o Governo admite a entrada de imigrantes para ajudar na reconstrução das zonas afetadas pela depressão Kristin. O governante garantiu que as empresas de construção civil "estão disponíveis e interessadas em fazer o recrutamento de mão-de-obra do exterior".

O ministro revelou ainda ter tido uma reunião "com as grandes empresas que podem disponibilizar grandes recursos para ajudar a estes trabalhos" e uma conversa com a AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas). 

Segundo o Público, estas declarações surgem depois do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter entre a Proteção Civil e o Exército assim como um "canal de entrada" de imigrantes para garantir mão-de-obra nas zonas devastadas. 

Estima-se que os prejuízos causados pela tempestade ultrapassem os quatro mil milhões de euros. 
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 15:31
autor Gabriela Ângelo

PROCIV alerta para risco de cheias no Rio Tejo

A PROCIV enviou uma alerta esta tarde de quinta-feira para risco de cheias e inundações no Rio Tejo e pede para que as pessoas evitem passear nas zonas junto à margem do rio. 
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 15:24
Lusa

Utentes retirados de residência sénior nas Termas de São Pedro do Sul

Os utentes da residência sénior Solar do Rio, nas Termas de São Pedro do Sul foram esta quinta-feira retirados do edifício por precaução, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de São Pedro do Sul, distrito de Viseu.

"Um muro na zona envolvente, junto ao Rio Vouga, está a ruir e, depois de uma avaliação técnica, foi decidido retirar os 66 utentes, porque a sua segurança podia estar em causa", explicou Pedro Mouro.

Os utentes da residência sénior foram levados para a Pousada da Juventude, também nas Termas de São Pedro do Sul.

Apesar de haver vários edifícios, incluindo hotéis, junto ao Rio Vouga, o autarca afirmou que, para já, esta é a única situação crítica.

"O caudal do Rio Vouga está a aumentar fortemente, a chegar ao limiar, mas estamos com os meios de prevenção para perceber a evolução dos próximos dias", assegurou.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 14:55
autor Diogo Barreto

Ventura propõe adiar as eleições presidenciais

André Ventura garantiu que vai apresentar proposta a António José Seguro e a Marcelo Rebelo de Sousa ainda esta quinta-feira.

"Por uma questão de igualdade de todos os portugueses, vou propor que se adie uma semana", sugeriu.
A carregar o vídeo ...
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 14:29
Lusa

Câmara de Alcácer do Sal decide adiar eleições presidenciais no concelho

A presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Clarisse Campos, decidiu esta quinta-feira adiar as eleições presidenciais de domingo no concelho, devido à situação de calamidade, tendo já comunicado essa intenção à Comissão Nacional de Eleições (CNE). "Já tínhamos refletido ontem [quarta-feira] e falado com os presidentes de junta sobre essa eventualidade e hoje concretizámos com o envio às entidades competentes dessa decisão de não realizar as eleições" este domingo, revelou Clarisse Campos, em declarações à agência Lusa. Sobre uma nova data, a autarca referiu que, "em conformidade com a lei", o próximo ato eleitoral teria de se realizar "na semana seguinte". No entanto, disse "aguardar pela decisão das entidades competentes".
Inundações em Alcácer do Sal após a tempestade Kristin
Inundações em Alcácer do Sal após a tempestade Kristin Rui Minderico/LUSA
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 14:15
Lusa

Clube de Campismo de Lisboa encerra os cinco parques

O Clube de Campismo de Lisboa (CCL) decidiu hoje encerrar temporariamente, até segunda-feira, os cinco parques por razões de segurança devido às condições meteorológicas excecionais, revelou o organismo. Em comunicado, o CCL revela que estão no terreno equipas a responder aos danos já registados, sem contudo especificar quais, e deixa "uma palavra de solidariedade aos sócios com materiais afetados". "Tendo em linha de conta as previsões meteorológicas adversas para os próximos dias nas zonas onde estão situados os nossos cinco parques de campismo, nomeadamente a expectável elevada precipitação que irá ocorrer nas respetivas zonas", a direção do CCL decidiu o encerramento dos parques. Fazem parte do CCL os parques da Costa da Caparica, da Costa Nova, de Almornos, Melides e Ferragudo.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 12:50
Lusa

Fundação católica lança campanha para reparar igrejas e centros paroquiais danificados

A fundação Ajuda à Igreja que Sofre lançou uma campanha para recolher donativos destinados à reparação de igrejas, capelas e centros paroquiais danificados pela depressão Kristin, em particular na diocese de Leiria-Fátima. "Da mesma forma que se verificaram avultadíssimos prejuízos em habitações, fábricas, escolas, verificaram-se também danos muito avultados em igrejas, capelas e edifícios paroquiais em várias dioceses, especialmente na de Leiria-Fátima, de longe a mais atingida", afirmou, no vídeo de lançamento da campanha, a diretora da fundação, Catarina Martins de Bettecourt. Informações sobre onde entregar os donativos podem ser encontrados no site donativos.fundacao-ais.pt ou então diretamente, por MBWay (918125574).
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 12:47
Lusa

Cerca de 15% da população do concelho da Marinha Grande continua sem luz

Cerca de 15% da população do concelho da Marinha Grande permanece sem energia elétrica, o que representa aproximadamente 3.900 clientes, informou hoje a Câmara Municipal, que confirmou ainda interrupções no fornecimento de água em vários locais. "As equipas técnicas da empresa E-Redes continuam em atuação no terreno, a fim de reparar avarias e repor o fornecimento o mais rápido possível", referiu num comunicado. Em relação ao fornecimento de água, "pese embora todos os reservatórios estarem em funcionamento", continuam a registar-se interrupções em vários pontos deste concelho do distrito de Leiria. "A maioria destas falhas deve-se a roturas na rede pública ou quebras de energia elétrica, que afetam o funcionamento normal das estações e equipamentos associados", esclareceu.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 12:43
Lusa

Marcelo admite adiamento das eleições em zonas afectadas

O Presidente da República admitiu que alguns municípios poderão decidir adiar as eleições presidenciais devido ao estado de calamidade decorrente do mau tempo que afeta o país.

"A palavra decisiva é do presidente de câmara, ou da presidente de câmara, não é nem do Presidente da República, nem do Governo, nem da Assembleia da República", disse, acrescentando que "não havendo condições, está lá previsto, em caso de calamidade, exercer esse poder e, portanto permite, que as eleições sejam oito dias depois, sete dias depois".


Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 12:43
Lusa

Derrocada em Cinfães desaloja duas pessoas e corta estrada municipal

Duas pessoas ficaram desalojadas e a Estrada Municipal 1025 ficou cortada, em Tendais, devido a uma derrocada de um talude que "levou tudo à frente", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Cinfães. "Temos duas pessoas, um casal com mais de 70 anos, que ficou desalojado e a Câmara realojou-os numa pensão, mas felizmente não há feridos a registar", disse à agência Lusa o presidente de Cinfães, Carlos Cardoso. O autarca avançou que "a derrocada aconteceu durante a noite, porque choveu muito, e continua a chover imenso e os colos já não têm capacidade de retenção da água". Esta 'avalanche' de "água e terra levou, inclusive uma casa, que estava devoluta, e tudo mais que apanhou" na encosta da serra de Montemuro, na localidade da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, distrito de Viseu.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 12:38
Lusa

Dez pessoas retiradas de casa devido a inundações em Óbidos

Dez pessoas foram retiradas de casas inundadas, em Óbidos, concelho onde todos os rios e ribeiras transbordaram devido a uma descarga da barragem que interditou várias estradas e inundou hectares de campos agrícolas, informou a Câmara. "Temos cerca de 10 pessoas que tivemos que retirar das suas casa, na zona mais baixa, junto da Rua da Biquinha, por as habitações terem ficado inundadas, algumas com água a entrar pelas janelas", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel. Além da chuva, a situação foi agravada pelo facto de a Barragem do Arnóia ter feito uma descarga, em virtude de ter " um mecanismo de segurança que, a partir dos 31,45 metros de altura do nível de água, que aciona um mecanismo de abertura automático das suas comportas".
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 12:32
Lusa

Conselheiro apela a emigrantes para que vão a Portugal averiguar danos

O vice-presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas apelou aos emigrantes portugueses com habitações nas regiões afetadas pelo mau tempo que se desloquem às suas casas para identificarem os danos e iniciarem os processos de reconstrução. Paulo Marques, com origens no concelho de Ourém, uma das zonas mais atingidas pelas tempestades que afetam Portugal, disse à Lusa que visitou as zonas afetadas e que teve a oportunidade de ver o drama que estas populações estão a viver.
"Uma cena dramática. Não pensava ver o que vi", desabafou, afirmando que manteve ainda contactos com vários elementos das autarquias e freguesias locais, com quem se inteirou da dimensão dos danos.
Enquanto presidente da Associação de Autarcas de Origem Portuguesa em França, Paulo Marques sabe que milhares de autarcas portugueses neste país já informaram os seus munícipes de origem, no sentido de verificarem se a zona de onde são oriundos, onde têm habitações, está sinistrada. Contudo, muitos portugueses que moram no estrangeiro não têm acesso a qualquer comunicação com Portugal, nomeadamente nas zonas mais afetadas.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 12:29
Lusa

Exército posiciona meios de prevenção junto à bacia do Mondego

O Exército português tem meios posicionados junto à bacia hidrográfica do Mondego em caso de necessidade de auxílio a situações de cheias causadas pela tempestade Leonardo, e mantém militares em 19 municípios do país. Em comunicado, este ramo das Forças Armadas adianta que "face ao risco associado à bacia hidrográfica do Mondego" existem um conjunto de meios já posicionados no terreno para eventual emprego. O Exército está preparado para intervir caso seja necessário retirar pessoas de um determinado local, limpar terrenos, recuperar viaturas, tendo ainda barreiras de contenção, bombagem, alojamento e alimentação, apoio sanitário e intervenção psicológica, bem como viaturas todo-o-terreno e equipas de botes.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 11:54
Lusa

Água da rede pública imprópria para consumo em 12 localidades da Batalha

A água da rede pública está temporariamente imprópria para consumo humano em várias localidades do concelho da Batalha, distrito de Leiria, devido às cheias que ocorreram na madrugada de hoje, anunciou a Câmara Municipal.

Num aviso à população publicado nas suas redes sociais, a autarquia alertou que "a água da rede não deve ser utilizada para beber, cozinhar ou higiene oral, até nova comunicação".

"As entidades competentes estão a acompanhar a situação e serão prestadas novas informações assim que estejam reunidas as condições de segurança".
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 11:35

Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Alcácer do Sal para perceber efeitos do mau tempo

O Presidente da República visitou, esta quinta-feira, uma das zonas mais fustigadas pelas tempestades que estão a atravessar o País.
A carregar o vídeo ...
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 10:54

Estrada tomada pela água e fila de carros cobertos de lama: as consequências do mau tempo em Portalegre

Imagens impressionantes mostram um cenário de destruição em zona residencial na Serra de São Mamede, Portalegre.
A carregar o vídeo ...
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 10:46
Lusa

Resgatadas 93 pessoas nos últimos dias da cheia em Alcácer do Sal

Mais quatro pessoas foram resgatadas da cheia do rio Sado, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, entre quarta-feira e a madrugada de hoje, totalizando 93 cidadãos. Desde quarta-feira que o cenário na cidade alentejana se agravou, tendo sido necessário o município ativar os meios de emergência. A marginal está inundada e as ruas também, sendo que, para andar na baixa da cidade, só navegando de semirrígidos, barcos fornecidos pela Marinha para as autoridades ajudarem a população. No local, a agência Lusa observou cidadãos que se deslocavam numa rua com água pela cintura e que tinham que ir agarrados às paredes, devido à força da água. O comércio e os negócios encontram-se alagados, alguns deles efetivamente submersos.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 10:26
Lusa

Doze desalojados por casas danificadas e em risco de ruir em Arruda dos Vinhos

Mais de meia dúzia de habitações ficaram com danos avultados e correm risco de ruir no concelho de Arruda dos Vinhos, tendo os moradores ficado desalojados, disse o presidente da câmara. Carlos Alves disse à agência Lusa que na Estrada do Lapão, entre Arruda dos Vinhos e Alenquer, "mais de meia dúzia de casas ficaram com muitos danos e vão ruir e numa oficina vários carros ficaram soterrados" devido a um aluimento de terras. "Perto das casas ouvíamos estalos e as fendas estão a aumentar", precisou o autarca. Cerca de 12 moradores foram retirados por precaução na quarta-feira e ficaram desalojados e foram realojados em casas municipais ou de familiares. A Estrada do Lapão está "completamente intransitável", devido a um aluimento de terras, provocado pela precipitação persistente dos últimos dias.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 10:25
Lusa

Bombeiros de Ovar resgatam 12 crianças e 2 adultos de autocarro preso em vala com agua

Os Bombeiros Voluntários de Ovar resgataram 12 crianças e dois adultos de um autocarro que ficou inoperacional numa vala alagada no Carregal, no mesmo concelho. Segundo revela à Lusa o comandante interino dessa corporação do distrito de Aveiro, nenhum dos envolvidos teve ferimentos e a situação deveu-se a uma manobra de condução que passou para fora da faixa de circulação, na Rua Daniel Constant. "Como a via não é muito larga o motorista desviou-se um pouco mais para o lado para deixar passar o carro que vinha de frente e o autocarro ficou em apuros, numa vala com muita água" explica João Paulo Marques.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 10:22
Lusa

Ourém garante qualidade da água para consumo

A Câmara de Ourém garantiu que a água do concelho se encontra dentro dos padrões de segurança para consumo, preparação de alimentos e cuidados de higiene pessoal, após a passagem das depressões Kristin e Leonardo. "A Be Water - Águas de Ourém assegura que a água distribuída aos seus utilizadores cumpre rigorosamente todos os padrões de qualidade exigidos pela legislação nacional e pelas boas práticas internacionais", referiu a autarquia, numa publicação nas redes sociais. A mesma fonte afirmou que estão assegurados "os parâmetros de segurança [da água] necessários para que não exista qualquer risco no consumo, na preparação de alimentos ou nos cuidados de higiene pessoal". Com a reposição faseada do abastecimento ao concelho de Ourém, no distrito de Santarém, está garantida a presença permanente de equipas técnicas no terreno, que monitorizam e validam a qualidade da água em todos os sistemas.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 10:20
Lusa

Restabelecida ligações fluviais feitas pela Transtejo

As ligações fluviais da Transtejo entre as estações de Cacilhas e Cais do Sodré e entre Trafaria, Porto Brandão e Belém, foram restabelecidas devido à melhoria das condições meteorológicas e do mar. Estas ligações entre a margem sul do Tejo e Lisboa tinham sido suspensas ao início da manhã, devido ao mau tempo.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 10:02
Lusa

Várias áreas inundadas na cidade e zonas rurais de Leiria

Várias zonas estão inundadas na cidade e zonas rurais de Leiria, e o foco "está nas cheias" depois de o concelho ter sido gravemente afetado pela depressão Kristin, revelou o vereador Luís Lopes. "Temos já várias zonas inundadas, quer na cidade, quer nas zonas mais rurais", declarou aos jornalistas Luís Lopes, nos Bombeiros Sapadores de Leiria, onde está o centro de operações do município. Segundo o vereador que tem o pelouro da Proteção Civil, hoje de manhã foi antecipada "a necessidade de evacuações preventivas nalguns locais".
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:59
Lusa

Hospital de Portalegre ativa Plano de Emergência por danos nos acessos

O Plano de Emergência do hospital de Portalegre foi acionado hoje, na sequência da tempestade Leonardo, que provocou vários danos em acessos àquela unidade, disse à agência Lusa fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo. De acordo com o porta-voz da ULS, Ilídio Pinto Cardoso, o plano foi ativado porque "alguns dos acessos ao hospital estão interditados e porque podem ainda ocorrer várias situações" provocadas pelo mau tempo.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:59
Lusa

Hospital de Portalegre ativa Plano de Emergência por danos nos acessos

O Plano de Emergência do hospital de Portalegre foi acionado hoje, na sequência da tempestade Leonardo, que provocou vários danos em acessos àquela unidade, disse à agência Lusa fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo. De acordo com o porta-voz da ULS, Ilídio Pinto Cardoso, o plano foi ativado porque "alguns dos acessos ao hospital estão interditados e porque podem ainda ocorrer várias situações" provocadas pelo mau tempo.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:58
Lusa

Aumentou para 86 mil o número de pessoas sem luz

O mau tempo desta madrugada fez aumentar para 86 mil o número de pessoas sem energia elétrica, segundo a informação divulgada pela E-REDES. Numa informação enviada à Lusa, a E-REDES revelou que, pelas 07h30, nas zonas mais críticas, as avarias decorrentes da depressão Kristin afetavam 76 mil clientes. Segundo a empresa, o distrito mais afetado é o de Leiria, com 57 mil clientes sem luz, seguido de Santarém, com 15 mil, Castelo Branco, com três mil, e Coimbra, com mil clientes ainda sem energia elétrica.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:55

“Peguei na minha filha e nos cães e fugi pelo telhado”: fogo destrói casa já danificada pela tempestade Kristin

Marta Castanheira saiu pelo telhado, com a família, que estava partido e por onde entrou água. Tudo ficou queimado.
A carregar o vídeo ...
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:48
Lusa

Mais de 100 estradas cortadas, maioria nacionais e municipais

As condições atmosféricas causadas pelas constantes tempestades continuam a obrigar ao corte de trânsito na Autoestrada 14 (Coimbra-Figueira da Foz), em três troços, noutros três de Itinerários Complementares (IC), além de múltiplos em 77 estradas nacionais e em 66 municipais. Fonte oficial da GNR disse à agência Lusa que os condicionamentos na A14 localizam-se na saída para Maiorca e nos 'nós' de ligação à A17 de Casal do Raposo e Ferrestelo. Há também dois 'cortes' no IC9, em Alcobaça e em vale dos Ovos e um no IC1, em Grândola. Além destas ocorrências, verificam-se outros condicionamentos em 77 estradas nacionais, e em 66 estradas municipais, por todo o País, segundo a mesma fonte.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:43
Lusa

Coimbra com circulação rodoviária cortada na estrada da Espertina e em dois túneis

A circulação automóvel encontra-se cortada na Estrada da Espertina, bem como nos túneis da Marmeleira e da Estrada Nacional (EN) 17, junto à Quinta da Portela, revelou fonte da Câmara Municipal de Coimbra. De acordo com a mesma fonte, o caudal da Ponte do Açude atinge os 1.487 m³ por segundo. Na quarta-feira, a Câmara de Coimbra alertou que se mantém o risco de cheias com afetação das zonas ribeirinhas do rio Mondego. "As equipas de proteção civil, segurança e socorro, bem como os serviços municipais, estão em prontidão no terreno, em ações de prevenção e vigilância". A população é aconselhada a evitar a circulação e permanência em zonas ribeirinhas ou inundáveis, retirar bens e viaturas de áreas suscetíveis a cheias, garantir a limpeza de sistemas de drenagem junto às habitações e acompanhar a informação oficial e seguir as indicações das autoridades.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:32

Lar da Misericórdia de Mértola com 72 utentes vai ser evacuado

Presidente da câmara tinha admitido esta quarta-feira a possibilidade de serem retiradas pessoas e bens de zonas ribeirinhas no concelho.
A carregar o vídeo ...

Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:24
Lusa

Dez distritos sob aviso laranja por causa da agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão hoje sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, por causa da agitação marítima estão sob aviso laranja até às 05:00 de domingo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, enquanto na costa norte da Madeira e no Porto Santo o aviso vigora até às 15:00 de sexta-feira. Também sob aviso laranja, mas por causa da neve, estão os distritos de Castelo Branco e Guarda, até às 05:00 de domingo. A estes juntam-se os de Viana do Castelo, Vila Real e Braga, entre as 12:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 09:04
Lusa

Circulação suspensa na Linha da Beira Baixa entre Entroncamento e Castelo Branco

A circulação ferroviária da Linha da Beira Baixa está desde as 08h00 suspensa entre o Entroncamento e Castelo Branco devido a ocorrências provocadas pelo mau tempo e vários serviços estão com constrangimentos, segundo a CP. Numa informação enviada à agência Lusa, a CP -- Comboios de Portugal indicou que a circulação na Linha do Norte está também suspensa devido a inundações na via para os comboios de longo curso em Alfarelos e ainda Urbanos de Coimbra, e no troço entre Castanheira do Ribatejo e Alverca (urbanos de Lisboa), no concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa. A circulação ferroviária continua suspensa na Linha do Douro, entre Régua e Pocinho, Linha do Oeste e Linha do Sul, entre Ermidas do Sado e Grândola, realizando-se transbordo rodoviário ao serviço de longo curso. Na Linha da Beira Alta, o serviço intercidades entre Coimbra e a Guarda está a ser feito com recurso a automotoras e na Linha de Cascais continuava a ser feita em via única entre Algés e Oeiras, no distrito de Lisboa.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 08:50
Lusa

Água, lama e pedras da Serra de São Mamede em Portalegre danificam dezenas de carros

Dezenas de automóveis sofreram danos e outros foram arrastados em Portalegre pela força da água, lama e pedras provenientes da Serra de São Mamede, disse à agência Lusa a presidente do município. De acordo com Fermelinda Carvalho, está “espalhado o caos” numa determinada zona da cidade, nomeadamente entre as avenidas de Santo António (lateral ao hospital),Liberdade e na zona do rossio, onde se registaram inundações e ficou acumulada “muita lama”. 
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 08:40
Lusa

Um desalojado por desabamento de habitação em Alenquer

Uma casa desabou, desalojando uma pessoa, e outras duas correm esse risco devido ao mau tempo na localidade da Mata, no concelho de Alenquer. João Nicolau disse à agência Lusa que “uma casa desabou, estando o desalojado no local a acompanhar os trabalhos e a ser acompanhado pelos serviços municipais de Ação Social e poderá precisar de alojamento temporário”. Outras duas habitações da mesma localidade do distrito de Lisboa correm o mesmo risco, podendo desalojar outras duas pessoas. Segundo o autarca, o Rio de Alenquer não galgou as margens, mas está no seu limite e registaram-se diversas ocorrências relacionadas com desabamento de terras para as estradas.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 08:36
Lusa

Escola encerrada no concelho de Montemor-o-Velho e estradas cortadas

A escola das Meãs, em Montemor-o-Velho, vai estar hoje encerrada por motivos de segurança, anunciou aquela Câmara do distrito de Coimbra na sequência do mau tempo. A Estrada Nacional 111, em frente aos semáforos das Meãs do Campo, bem como a rua professora Natália Cerveira (em frente à escola) e a rua Manuel Jardim, estão cortadas à circulação rodoviária por motivos de segurança, devido a uma derrocada. “Os serviços de transporte público, em particular as linhas 221 e 220, encontram-se muito condicionados, podendo registar-se atrasos significativos”, disse ainda a autarquia.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 08:34
Lusa

Registadas quase 400 ocorrências até às 08h00, sem vítimas

A proteção civil registou 399 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na Grande Lisboa e na Região Oeste, sem vítimas ou desalojados, disse à Lusa Elísio Pereira. “Entre as 00h00 e as 08h00 registámos 399 ocorrências, a maioria na Grande Lisboa e na Região Oeste devido à chuva persistente e forte. Não temos, a esta hora (08h20) conhecimento de que haja vitimas ou desalojados”, adiantou. De acordo com Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), das 399 ocorrências registadas, 65 foram na Grande Lisboa e 75 na Região Oeste.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 08:22
Lusa

Resgatadas 89 pessoas da cheia do rio Sado em Alcácer do Sal

 Um total de 89 pessoas foram resgatadas da cheia do rio Sado, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, entre quarta-feira e a madrugada de hoje, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil local. “A maré vai subindo devagarinho e agora, nada há a fazer, temos de aguardar que a Natureza vá retirando o caudal do [rio] Sado, sendo que o pico da preia-mar (maré-cheia) estava previsto para as 06h00 horas”, afirmou o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral. Tiago Bugio congratulou-se com o esforço de todo o efetivo empregado, entre bombeiros, militares da GNR e funcionários do município, num total de cerca de 80 elementos, e com o facto de não haver quaisquer feridos. As escolas de Alcácer do Sal vão estar encerradas hoje e sexta-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas, afetando mais de mil alunos, que terão aulas em casa.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 08:01
Lusa

Interrompida ligação fluvial entre Trafaria, Porto Brandão e Belém

A ligação fluvial feita pela Transtejo entre Trafaria, Porto Brandão e Belém está interrompida devido às condições meteorológicas e de mar muito adversas, já depois de ter sido suspensa a ligação Cacilhas - Cais do Sodré A informação da empresa, divulgada no 'site' pelas 07h04, indica que o serviço está temporariamente interrompido e que não é possível prever a retoma do serviço regular entre estes portos fluviais dos municípios de Almada e Lisboa. A Transtejo já tinha comunicado a interrupção da ligação que também faz entre as estações de Cacilhas (Almada) e Cais do Sodré (Almada), pelos mesmos motivos. A empresa é responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 08:00
Lusa

Inundações em Alhandra e Vila Franca de Xira sem vitimas

O galgamento do rio Tejo causou inundações junto às zonas ribeirinhas de Alhandra e Vila Franca de Xira, Lisboa, que levaram à suspensão da Linha ferroviária do Norte, entre Castanheira e Alverca, segundo a proteção civil. Fonte do Comando Sub-Regional da Grande Lisboa adiantou à Lusa cerca das 07h30 que as inundações não causaram vitimas, nem desalojados. "Por causa das inundações, está suspensa a circulação ferroviária na Linha do Norte, entre Castanheira e Alverca, e a Estrada Nacional (EN) 10, está cortada no sentido sul-norte junto a Vila Franca de Xira", disse.

Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 07:56
Lusa

Proteção civil registou pelo menos 70 ocorrências até às 06:30

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 06h30 pelo menos 70 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria quedas de árvores e inundações de estruturas ou superfícies. Segundo informação disponível no 'site' da ANEPC, a maioria das ocorrências foram registadas na Grande Lisboa, nas regiões Oeste, Lezíria do Tejo, Coimbra e Península de Setúbal. Num balanço anterior, fonte da ANEPC disse terem sido registadas entre as 00h00 e as 23h00 de quarta-feira 1.790 ocorrências devido ao mau tempo, que afetaram sobretudo as sub-regiões da Grande Lisboa, Setúbal e Oeste. Estas ocorrências entre as atingiram sobretudo a Grande Lisboa, com 276, Setúbal (221) e Oeste (220) e as principais situações foram inundações, queda de árvores e movimento de massas.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 07:53
Lusa

Circulação suspensa na Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Alverca

A circulação ferroviária na Linha do Norte, no troço entre a Castanheira do Ribatejo e Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa, estava hoje pelas 06h00 suspensa devido a inundações, segundo a CP -- Comboios de Portugal. A linha do Norte estava já suspensa também devido a inundações na zona de Alfarelos (Coimbra) para comboios de longo curso, sendo que interrupção afeta igualmente a Linha da Beira Alta e o Ramal de Alfarelos. Na Linha de Cascais, distrito de Lisboa, a circulação entre Algés e Oeiras estava também a ser feita em via única, devido às condições meteorológicas.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 07:52
Lusa

Ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré interrompida

A ligação fluvial feita pela Transtejo entre as estações de Cacilhas e o Cais do Sodré está interrompida devido às condições meteorológicas e de mar muito adversas, segundo informação da empresa no seu 'site'. "Por motivo de condições meteorológicas e de mar muito adversas, o serviço de transporte encontra-se temporariamente interrompido nesta ligação fluvial", indica a Transtejoi, numa atualização feita pelas 05h48. De acordo com a empresa, não é possível, para já, prever a retoma do serviço regular entre os dois portos fluviais dos municípios de Almada, Setúbal, e de Lisboa. A Transtejo é responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 07:37
Lusa

Caudal do rio Sado continua a subir e situação agrava-se em Alcácer do Sal

A situação em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, continuar a agravar-se, com o caudal do rio Sado a subir "cada vez mais" e com 70 pessoas a terem sido já resgatadas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil. O comandante Sub-Regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio, frisou, num balanço pelas 23h15 de de quarta-feira, que a situação é "cada vez mais complicada". Tiago Bugio referiu que a subida da água está a atingir também Grândola e Odemira (Beja). O responsável adiantou também que cerca de 70 pessoas foram resgatadas devido a ocorrências relacionadas com inundações.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 07:33
Lusa

22 deslocados e 12 desalojados na região Oeste nas últimas 24 horas

O mau tempo das últimas 24 horas fez 12 desalojados e obrigou a retirar mais de 20 pessoas das suas casas por prevenção de riscos, disse hoje o comandante regional de Emergência e Proteção Civil. O responsável do Sub-Comando de Emergência e Proteção Civil do Oeste, Carlos Silva, afirmou à agência Lusa que, nas últimas 24 horas, registaram-se em Arruda dos Vinhos 12 desalojados por danos causados pelo mau tempo nas suas habitações, tendo sido realojados em casas municipais ou de familiares. O mau tempo obrigou também a retirar 22 pessoas das suas casas por "risco de cheias ou de deslizamentos de terras". Destas, 12 foram em Torres Vedras, devido ao risco de inundações provocadas pelo transbordo do Rio Sizandro, e foram realojadas no Centro Pastoral do Turcifal ou em casas municipais. Juntam-se outras seis em Arruda dos Vinhos, que foram realojados em casas municipais ou de familiares. Na Lourinhã, três pessoas foram retiradas das suas casas por prevenção por risco de deslizamento de terras, das quais duas foram realojadas num pavilhão preparado pela Proteção Civil e outra em casa de familiares. Já nas Caldas da Rainha, uma pessoa foi retirada da sua casa devido a danos causados pelo mau tempo e foi realojada numa instituição social de Salir do Porto. Os 12 municípios da região Oeste- Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras- têm ativado o seu plano municipal de emergência, adiantou o responsável.
Há 1 semana 05 de fevereiro de 2026 às 07:31
Lusa

Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra cortado até nova avaliação na segunda-feira

A via de acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra vai ficar totalmente cortada e todos os veículos e pessoas até nova avaliação da Infraestruturas de Portugal prevista para segunda-feira, anunciou hoje a Câmara Municipal. Numa nota divulgada na sua página na rede social Facebook, a autarquia de Sesimbra, no distrito de Setúbal, explica que a via está fechada a todo o tipo de circulação - pedonal, bicicletas, motas e motociclos - e apela à população para que não se desloque nem passe pelo local, uma vez que "existe o risco de queda de maciços de betão ou deslizamento rápido de lamas, que colocam em perigo pessoas e bens". Segundo a autarquia, a chuva persistente que se faz sentir, e que poderá agravar-se nas próximas horas, obrigou a encerrar totalmente o acesso ao Porto de Abrigo na zona do empreendimento ERG. A alternativa pedonal pela Praia do Ouro, exclusiva para trabalhadores do Porto de Abrigo, e a alternativa viária do Ribeiro de Cavalo e Sentrão, para veículos ligeiros, continuam transitáveis.
Tópicos Mau tempo