Sábado – Pense por si

Os países europeus que oferecem testes à covid-19

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 09 de abril de 2021 às 08:00

Reino Unido, Áustria, Grécia e Suíça já disponibilizam testes grátis à população. Os países olham para a testagem como uma ajuda num momento de desconfinamento, mas um número elevado de testes não é sinónimo de menos infeções.

O Reino Unido começa esta sexta-feira a testagem em massa, a Áustria já oferece até cinco autotestes por família, Grécia e Suíça optaram também por disponibilizar testes gratuitos e Portugal continua ainda sem linhas orientadoras para testar a população. Pela Europa, cada país tem adotado diferentes modelos de testagem, mas mais testes não significa que o número de infeções, internamentos e mortes tendam a diminuir. E o exemplo chega mesmo da Áustria: o país registava a 5 de abril uma média móvel a sete dias de 34,77 testes por mil habitantes - um registo muito superior aos dos restantes países - e, ainda assim, o número de casos positivos tem aumentado nos últimos meses.     

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.