Sábado – Pense por si

Ordem dos Enfermeiros quer que Ministério Público investigue sindicância

07 de maio de 2019 às 13:26
As mais lidas

A providência cautelar entregue pela Ordem ao Tribunal Administrativo de Lisboa levanta ainda dúvidas sobre a imparcialidade da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde para realizar a sindicância.

A Ordem dos Enfermeiros quer que o Ministério Público investigue a forma como foi decidida a sindicância decretada pela ministra da Saúde, pois suspeita de crime de falsificação de documentos.

A providência cautelar entregue pela Ordem ao Tribunal Administrativo de Lisboa levanta ainda dúvidas sobre a imparcialidade da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde para realizar a sindicância, alegando que a decisão estava já tomada, mesmo antes de a própria Inspeção (IGAS) ter avaliado a necessidade de tal ato.

No documento entregue pelo advogado Paulo Graça, a que a agência Lusa teve acesso, a Ordem aponta o documento em que o Ministério da Saúde ordena à IGAS a sindicância, dizendo que a data foi rasurada, substituindo-se o mês de março (mês 3) por abril (mês 4), dando a entender que a decisão de ordenar a sindicância foi posterior à avaliação da IGAS.

"Quando o ofício (…) foi remetido à IGAS, supostamente para que avaliasse a necessidade de uma sindicância, já tal decisão estava tomada", refere o advogado da Ordem dos Enfermeiros.

Segundo a providência, a que a agência Lusa teve acesso, o "relevo jurídico, designadamente também criminal", do modo como a sindicância foi determinada, deve ser avaliado pelo Ministério Público.

Aliás, o advogado pede ao Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que remeta a informação a esta entidade.

A sindicância à Ordem dos Enfermeiros está, entretanto, suspensa, depois de o Tribunal ter decidido aceitar a providência cautelar da Ordem, embora peça esclarecimentos adicionais.

O Ministério da Saúde tem dez dias para deduzir a oposição, caso assim o entenda.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?