Estrada Nacional 328 encontra-se cortada entre as freguesias de Pessegueiro do Vouga e Talhadas, na saída para a Autoestrada 25 (A25), devido ao incêndio.
O incêndio que deflagrou na segunda-feira em Oliveira de Frades continuava, cerca de 24 horas depois, "bastante ativo", com o vento a ser o "pior inimigo" do combate, disse o comandante distrital de Operações de Socorro de Viseu.
"A cabeça de fogo está, neste momento, no concelho de Águeda e no concelho de Sever do Vouga", no distrito de Aveiro, explicou Miguel David à agência Lusa, por volta das 11:15.
No concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, "a situação ainda está com bastante atividade, pese embora a parte mais ativa do incêndio esteja do outro lado".
Segundo o responsável, "o vento tem sido o pior inimigo na estratégia de combate, obrigando a permanentes redefinições".
A Estrada Nacional (EN) 328 encontra-se hoje cortada entre as freguesias de Pessegueiro do Vouga e Talhadas, na saída para a Autoestrada 25 (A25), no concelho de Sever do Vouga, devido ao incêndio de Oliveira de Frades, informou a GNR.
Em declarações à agência Lusa, fonte da GNR, que falava cerca das 11:30, disse que a EN328 era àquela hora o único troço encerrado em Portugal continental por causa de um incêndio rural.
Às 11:45, 764 operacionais mantinham-se a combater o fogo que deflagrou em Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, e que passou para o concelho de Sever do Vouga (distrito de Viseu), com 232 viaturas e 15 meios aéreos, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O incêndio na localidade lavra há quase 24 horas, tendo já provocado a morte a um bombeiro.
O bombeiro, que estava desaparecido desde o início da tarde, era da corporação de Oliveira de Frades.
Hoje da manhã, mais de mil bombeiros estão envolvidos no combate de 12 incêndios rurais, sendo o fogo de Oliveira de Frades aquele que mobiliza mais meios de socorro.
Segundo o sítio oficial da Internet da ANEPC, estão mobilizados para os fogos, no total, 1.261 operacionais, apoiados por 377 viaturas e 21 aeronaves.
Fogo que deflagrou em Oliveira de Frades continua "bastante ativo"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Cliques e emoções substituíram rigor e independência. Talvez o legado de Pinto Balsemão possa lembrar que ética, critério e responsabilidade são os alicerces de uma sociedade sustentável e de uma esfera pública saudável.
André Ventura disse finalmente aquilo que há tanto tempo ansiava: “Não era preciso um Salazar, eram precisos três para pôr o país em ordem”. Resta saber se esse salazarista conhece a fábula da rã que queria ser grande como um boi.
O livro de Cercas, "O Louco de Deus no Fim do Mundo" é a procura da justificação da ressurreição plena dos corpos entre os crentes católicos, mas assenta num equívoco.