NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A informação foi prestada por Mário Centeno, o ministro das Finanças. É mais de metade das 5 mil cirurgias canceladas devido à greve.
Oministro das Finançasdisse esta quarta-feira, 19 de Dezembro, que mais de metade das 5 mil cirurgias canceladas devido à greve dos enfermeirosjá foi alvo de 'cheques-cirurgia', que permite ao utente recorrer a um hospital não afectado pela paralisação.
De acordo com Mário Centeno, que falava hoje na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, na "saúde, onde têm havido greve nos enfermeiros foram adiadas perto de 5 mil cirurgias" e "esses mesmos hospitais processaram já 2.600 cheques-cirurgia".
Os cheques-cirurgia são vales passados pelos hospitais públicos que permitem aos utentes fazerem as suas cirurgias noutro hospital, neste caso que não esteja a ser afectado pela greve dos enfermeiros aos blocos cirúrgicos.
Na semana passada, durante o debate parlamentar quinzenal, o primeiro-ministro António Costadefendeu não ser aceitável que a greve dos enfermeiros já tenha adiado mais de 5.000 cirurgias programadas - 4.176 segundo o balanço que tinha até dia 7 de Dezembro considerando que "ninguém pode morrer pelo exercício do direito à greve".
António Costa disse ainda na ocasião que, se não houver mais cancelamentos, será possível fazer as cirurgias anuladas até final do primeiro trimestre de 2019.
A "greve cirúrgica" dos enfermeiros, que se iniciou a 22 de Novembro, está a decorrer nos blocos operatórios do Centro Hospitalar Universitário de S. João (Porto), no Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e no Centro Hospitalar de Setúbal.
Os enfermeiros têm apresentado queixas constantes sobre a falta de valorização da sua profissão e sobre as dificuldades das condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde, pretendendo uma carreira, progressões que não têm há 13 anos, bem como a consagração da categoria de enfermeiro especialista.
A paralisação foi convocada pela Associação Sindical Portuguesa de Enfermeiros (ASPE) e pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor).
Estado já emitiu 2.600 "cheques-cirurgia" para recurso a outro hospital
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?