Sábado – Pense por si

20 empresas patrocinam Dia de Portugal em Angola

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 08 de junho de 2019 às 08:00

A receção do 10 de junho organizada pela embaixada de Portugal em Angola é patrocinada por 20 empresas. MNE diz que esta é uma prática comum, mas fontes diplomáticas e a associação Transparência e Integridade alertam para risco de promiscuidade e conflitos de interesses

Para organizar a receção do 10 de junho, onde deverão estar cerca de 1.500 pessoas, a embaixada de Portugal em Angola teve de recorrer ao patrocínio de empresas portuguesas e angolanas. Uma situação que não será única entre as representações diplomáticas nacionais e que, de acordo com a Secretaria-Geral (SG) do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) é seguida em países com "uma forte comunidade portuguesa" – como acontece em Angola. No entanto, a aceitação destes patrocínios por parte de empresas com negócios nesses países para a celebração do Dia Nacional poderá fragilizar a posição do embaixador português e, eventualmente, representar uma situação de conflito de interesses.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?