Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
26 de março de 2021 às 20:02

O apartheid cultural

Determinar aquilo que fazemos em função da nossa etnia, género ou orientação sexual só aumenta os preconceitos. Dará aos extremistas aquilo que pretendem. Eles precisam disso. A esmagadora maioria da humanidade, não. 

A 28 de agosto de 1963, Martin Luther King fez um discurso que ficou para a história. Ali, em frente ao Lincoln Memorial, em Washington, King afirmou: "Eu tenho o sonho de que os meus quatro filhos pequenos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele mas pelo seu caráter". Passados quase cinquenta anos – mesmo depois de os Estados Unidos terem tido um presidente negro – o sonho de Martin Luther King não parece estar perto de realizar-se.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?