Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
14 de junho de 2017 às 12:00

O retrato implacável de um pântano

O trabalho que faz a capa desta edição da Sábado faz um retrato contundente do regime construído nos últimos 20 anos e cujos traços essenciais estão em casos como a Operação Furacão, o processo Monte Branco e a Operação Marquês, entre outros

Em 20 anos passámos da euforia à depressão e da modernidade à bancarrota. Nada que uma Nação com mais de 800 anos não aguente. Talvez por isso, por essa ideia de termos um passado e uma geografia que é em si um valor estratégico para a Europa e que sempre nos dará um futuro qualquer, vivamos agora de forma tão intensa e tão centrada no presente a ideia de que estamos de novo à beira de um milagre económico. A ideia, afinal, de que estamos outra vez a caminho do pelotão da frente na corrida das nações mais desenvolvidas. Vivemos uma euforia colectiva que relativiza a importância dos sinais mais negativos. E como eles nos acompanham há tanto tempo, incólumes aos ciclos políticos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.