Sábado – Pense por si

Sérgio Pratas
Sérgio Pratas
24 de junho de 2022 às 20:08

Democracia por todo o lado

É aceitável falar de democracia no terceiro setor (ou setor cooperativo e social)? E que isso sirva para avaliar o desenvolvimento da democracia num dado país? Entendo que sim. E por várias razões.

Fala-se todos os dias na crise da democracia. A propósito do aumento do abstencionismo, de os cidadãos se sentirem cada vez menos representados por aqueles que elegeram; ou, mais recentemente, face à ascensão de movimentos e partidos populistas. Apesar disso, e paradoxalmente, há vários autores (e personalidades) que têm vindo a defender a expansão da democracia a outras áreas, ou instâncias – para além do campo político.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.