Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro japonês em Moscovo para discutir ilhas disputadas por Rússia e Japão

21 de janeiro de 2019 às 08:58
As mais lidas

Shinzo Abe irá encontrar-se com Vladimir Putin para tentar resolver o impasse sobre ilhas Curilas, no Pacífico, disputadas entre os dois países há mais de sete décadas.

O primeiro-ministro do Japão viajou esta segunda-feira para Moscovo, em visita oficial, para tentar resolver o impasse sobre ilhas Curilas, no Pacífico, disputadas entre os dois países há mais de sete décadas.

"As negociações com a Rússia estão pendentes há 70 anos e não serão fáceis", disse Shinzo Abe aos jornalistas antes de embarcar no avião que o levará a Moscovo, onde se encontrará com o Presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira.

Rússia e Japão estão há mais de sete décadas sem assinar o tratado de paz depois do conflito armado devido ao contencioso territorial sobre quatro ilhas, retiradas ao Japão pela então União Soviética.

"Quero falar honestamente com Putin para poder avançar o máximo possível na negociação do tratado de paz", sublinhou o primeiro-ministro nipónico.

As negociações não se adivinham nada fáceis. Na semana passada, O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, insistiu que o Japão deve reconhecer que as disputadas ilhas Curilas, no Pacífico, são parte do território russo como ponto de partida para as negociações.

A declaração do ministro russo, depois de conversações com o seu homólogo japonês, Taro Kono, refletem os esforços de Moscovo para moderar as expectativas japonesas de um acordo iminente.

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?