Sábado – Pense por si

Oposição vence eleições na Malásia e coloca fim a 60 anos de poder

Os eleitores da Malásia demonstraram nas urnas o desagrado por um escândalo de corrupção envolvendo o primeiro-ministro e deram a vitória a Mahathir bin Mohamad.

 A aliança opositora Pacto pela Esperança venceu hoje as eleições na Malásia, com maioria parlamentar, e colocou um fim a 60 anos da Frente Nacional (FN) no poder.

A Comissão Eleitoral da Malásia indicou que o Pacto pela Esperança, coligação liderada pelo ex-chefe do governo Mahathir bin Mohamad, de 92 anos, tem garantidos 112 deputados, enquanto a coligação governamental, que integra a FN, conseguiu eleger apenas 76.

No Estado de Johor, onde o Partido Malaio - dominante na Frente Nacional - foi fundado, o Pacto pela Esperança venceu.

Os eleitores da Malásia demonstraram nas urnas o desagrado por um escândalo de corrupção envolvendo o primeiro-ministro, Najib Razak, e pela introdução de novos impostos.

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?