NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Medida da Comissão Europeia aplica-se a importações de máscaras, equipamentos de proteção, kits de testes e ventiladores, durante seis meses.
A Comissão Europeia anunciou hoje a suspensão temporária das tarifas alfandegárias e IVA sobre as importações de equipamento médico "para contribuir para o combate" à pandemia da covid-19, abrangendo o Reino Unido.
Esta medida aplica-se nomeadamente às máscaras e equipamentos de proteção, bem como a ’kits’ de despistagem da doença e ventiladores e vigora durante um período renovável de seis meses e com retroativos a 30 de janeiro.
Em 20 de março, o executivo comunitário convidou os 27 Estados-membros e o Reino Unido a apresentarem pedidos para a suspensão de tarifas alfandegárias e imposto dobre o valor acrescentado (IVA)na importação de material de proteção e outro equipamento médico de países terceiros, o que foi acolhido por todos. Os direitos de importação cobrados nas fronteiras da união aduaneira, bem como uma parte do IVA, contribuem para o orçamento global da UE.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.
Dos casos de infeção, cerca de 200.000 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O continente europeu, com cerca de 560 mil infetados e perto de 39 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 13.915 óbitos em 115.242 casos confirmados até quinta-feira.
A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 10.935, entre 117.710 casos de infeção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos, com 6.058 mortos, são o que contabiliza mais infetados (245.573). Na quinta-feira, registaram o número mais elevado de óbitos num só dia num país (1.169).
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).
Coronavírus: UE suspende taxas alfandegárias e IVA para material médico
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.