NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O espanhol Abanca anunciou na terça-feira que desistiu de comprar o EuroBic "uma vez que as condições acordadas para o referido objetivo não foram cumpridas".
As empresas deIsabel dos Santosacionistas doEurobicdisseram, esta quarta-feira, que continuam interessadas em alienar as suas participações, depois de o espanhol Abanca ter desistido da compra, e que estão a avaliar propostas de outros interessados.
"A Santoro Finance e a Finisantoro mantêm a sua vontade de, nos termos legais competentes, dar continuidade ao processo de alienação de tal participação social, dando de imediato início à apreciação de outras propostas de interesse que já se manifestaram", lê-se no comunicado hoje divulgado pelas duas empresas.
A Santoro Finance e a Finisantoro (que em conjunto são as principais acionistas do Eurobic, com 42,5% do capital social) consideram que as razões apresentadas pelo Abanca para abandonar o processo negocial "devem-se às suas próprias opções estratégicas" e que são "alheias a qualquer facto que o possa justificar".
As empresas elogiam ainda a "solidez e resultados positivos" do Eurobic, considerando que isso contribuiu para que, mesmo após "uma profunda análise ao banco e mesmo já num cenário de crise provocada pela covid-19", o Abanca se tenha mantido interessado na aquisição da participação social.
O espanhol Abanca anunciou na terça-feira que desistiu de comprar o EuroBic "uma vez que as condições acordadas para o referido objetivo não foram cumpridas".
Em comunicado, o grupo bancário espanhol disse que, "apesar de ter dedicado esforços e recursos significativos à aquisição de 95% do banco português EuroBic, foi forçado hoje a desistir da operação, uma vez que as condições acordadas para o referido objetivo não foram cumpridas".
Ainda assim, o Abanca realçou que mantém interesse no mercado português e que "continuará a analisar potenciais operações de aquisição que fomentem sinergias ao seu projeto em Portugal".
O banco espanhol tinha chegado no início de fevereiro a um pré-acordo para comprar 95% do capital do português EuroBic, aguardando as autorizações das autoridades regulatórias.
A operação estava pendente de uma investigação ao banco para definir o preço final da operação. Já em 05 de maio, o Abanca disse que tinha renovado a aposta na compra do Eurobic, mas por um preço inferior ao inicial, devido ao "efeito adverso" provocado pela covid-19.
Em janeiro passado foi conhecido que Isabel dos Santos ia abandonar a estrutura acionista do EuroBic, após a divulgação de documentos de uma investigação jornalística, num caso designado de 'Luanda Leaks'. Então o Eurobic disse que essa medida se destinava a "salvaguardar a confiança na instituição" e também informou que a empresária tinha renunciado "em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto". Entretanto, a ações da empresária no banco ficaram sob arresto judicial.
Já hoje, o Banco de Portugal afirmou que a venda ao Abanca permitiria operar uma alteração na estrutura acionista do EuroBic, "num contexto em que um dos acionistas de referência tem, como é público, as ações sob arresto e, consequentemente, está impedido de exercer os respetivos direitos de voto", mas afirmou que, apesar disso, "os demais acionistas, titulares de 57,5% do capital, mantêm o exercício pleno dos seus direitos, sendo responsáveis por assegurar que o EuroBic continua a desenvolver normalmente a sua atividade".
Empresas de Isabel dos Santos avaliam propostas para comprar participação no Eurobic
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.