Sábado – Pense por si

Justiça investiga venda de João Félix do Benfica ao Atlético de Madrid

SÁBADO
SÁBADO 30 de janeiro de 2022 às 10:52
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

O Benfica vendeu o jogador ao Atlético de Madrid por 120 milhões de euros, mas recebeu do clube espanhol 126 milhões de euros. Oficialmente, estes seis milhões de euros pagos a mais pelo clube madrileno dizem respeito a custos do financiamento da operação, mas as escutas telefónicas colocam em causa esta versão do Benfica.

O Ministério Público (MP) está a investigar a transferência de João Félix do Benfica para o Atlético de Madrid, em julho de 2019, no processo ‘Cartão Vermelho’, no qual Luís Filipe Vieira é o principal arguido. As suspeitas do MP concentram-se em três frentes: nos seis milhões de euros a mais que o clube espanhol pagou ao Benfica, relativos a alegados custos de financiamento da operação; na comissão de 12 milhões de euros paga pelo Benfica a Jorge Mendes e Manuel Moreira de Sá, empresário do atleta, por serviços de intermediação; e numa eventual fraude fiscal do próprio Félix.

joão felix
joão felix EPA

Leia mais no Correio da Manhã

Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.