Sábado – Pense por si

Covid-19: apesar dos avanços na corrida por uma vacina, há ainda muitas barreiras a ultrapassar

Diogo Barreto
Diogo Barreto 21 de maio de 2020 às 19:41

Quão rápido poderemos ter uma vacina que proteja os sete mil milhões de humanos? E quem tem dinheiro para financiar as milhões de doses que terão de ser produzidas?

Centenas de pessoas pelo mundo fora estão a arregaçar bem as mangas da camisa para receberem vacinas de teste. O objetivo é servirem de cobaias para uma possível vacina contra a covid-19. Pelo menos três laboratórios, o Moderna, o Inovio e a Pfizer já começaram a testar os protótipos de vacinas em voluntários. A primeira já anunciou resultados positivos e diz estar pronta para avançar para a próxima fase, com mais voluntários (cerca de 600). Na Universidade de Oxford, em Inglaterra, o laboratório diz mesmo que poderá vir a ter uma vacina de emergência já em setembro. Mas não são os únicos na corrida. E a verdade é que a competição por uma vacina está ao rubro. Mas há ainda obstáculos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.