Sábado – Pense por si

O homem que ergueu uma floresta

Lucília Galha
Lucília Galha 20 de fevereiro de 2021 às 10:06

Ao longo dos últimos 40 anos, Jadav Payeng plantou uma árvore por dia para salvar a sua ilha. Conseguiu um espaço verde maior que o Central Park.

Quando, em 2008, uma manada de elefantes lhe destruiu a casa – neste caso uma palafita, construída sobre estacas de madeira nas margens do rio –, Jadav Payeng rejubilou de alegria. Manteve-se à distância a observar, enquanto os outros aldeões olhavam para ele perplexos. Havia um motivo para a sua reação: a tarefa da sua vida estava, finalmente, a dar resultado e os animais tinham regressado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.