Sábado – Pense por si

Morreu o cartoonista argentino Mordillo, aos 86 anos

30 de junho de 2019 às 16:27
As mais lidas

O ilustrador, conhecido pelo seu humor sem palavras, era apaixonado pelo futebol - tema recorrente na sua obra.

O cartoonista argentino Guillermo Mordillo Menéndez, conhecido pelo seu humor sem palavras, morreu hoje aos 86 anos, disse à agência Efe fonte da família.

Filho de pais espanhóis, nasceu a 04 de agosto de 1932 na Argentina, tinha Walt Disney e Buster Keaton como principais inspirações e o desenho e o futebol eram as suas paixões.

Juntamente com os animais, os temas de futebol são os mais recorrentes nas suas ilustrações, milhares das quais sem palavras.

Mordillo, que estava ainda ativo e envolvido numa série de projetos, deu sinais de indisposição após jantar com a família na noite passada e acabou por morrer.

Trabalhou na Argentina, no Peru, mas foi durante a estadia de 17 anos em Paris que atingiu fama internacional, estreando-se na revista Paris Match em 1966. Como não dominava o francês, não usava palavras nas tiras que desenhava, o que se tornou a sua marca.

AO longo da carreira, venceu vários prémios, como a Palma de Ouro de San Remo, o prémio de cartoonista do ano de 1977 no salão internacional de Montreal e o prémio Phoenix de 1973.

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?