Sábado – Pense por si

Morreu fundador e vocalista dos Jefferson Airplane

29 de setembro de 2018 às 09:55
As mais lidas

Marty Balin morreu na quinta-feira, em Tampa, Florida, nos Estados Unidos, aos 76 anos.

O fundador e vocalista dos Jefferson Airplane, Marty Balin, morreu na quinta-feira, aos 76 anos, em Tampa, Florida, nos Estados Unidos, disse na sexta-feira o porta-voz Ryan Romenesko.

Balin fundou os Jefferson Airplane em 1965 e em apenas dois anos foi responsável por criar uma vaga nacional que chegou a rivalizar com a influência dos Beatles e ajudou a inspirar o álbum "Sgt. Pepper" da banda britânica.

Os Jefferson Airplane marcaram o início de uma era para os artistas de San Francisco, como Grateful Dead e Janis Joplin, muitos dos quais atuaram no Matrix, um salão de baile que Balin ajudou a dirigir.

O ‘San Francisco Sound’, um ‘movimento’ que remetia para uma mistura psicodélica de blues, folk, rock e jazz, era a expressão musical do estilo de vida ‘hippie’ emergente.

Em meados da década de 1970, quando os Airplane se reagruparam sob o nome de Jefferson Starship, Balin, que chegou a abandonar o grupo, cantou em sucessos como "Miracles" (que ele co-escreveu), "With Your Love" e "Count On Me". Mais tarde, a solo, registou sucessos como "Hearts" e "Atlanta Lady".

Os Jefferson Airplane passaram a constar do "Rock and Roll Hall of Fame" em 1996 e duas das músicas do álbum "Summer of Love" são estão entre as melhores 500 de sempre, segundo a revista Rolling Stone.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.