A Câmara de Lisboa possibilitava já a gratuitidade do Navegante municipal para jovens estudantes residentes na capital.
O passe de transportes públicos Navegante passa a ser gratuito a partir de hoje para todos os estudantes até aos 23 anos, medida inscrita no Orçamento do Estado para 2024.
Sérgio Lemos
O passe Navegante metropolitano permite viajar em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e a sua gratuitidade para os estudantes até aos 23 anos foi inscrita pelo Governo socialista no Orçamento do Estado para este ano.
A Câmara de Lisboa possibilitava já a gratuitidade do Navegante municipal para jovens estudantes residentes na capital.
De acordo com a Transportes Metropolitanos de Lisboa, os atuais detentores do passe Navegante 4_18 ou sub-23 continuam a ter que carregar o passe mensal, à semelhança do que acontecia até agora, "mas, desta feita, sem os custos para os utilizadores".
"Este carregamento já está disponível [desde 26 de dezembro] em toda a rede existente dos operadores de transporte na Área Metropolitana de Lisboa e rede Navegante Payshop", de acordo com uma nota da transportadora.
A TML, criada em 2019, já tinha anunciado que os passes Navegante -- utilizável em todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros nos 18 municípios da AML -- iriam manter o preço em 2024: 30 euros para o Navegante municipal (deslocações dentro de um só município) e 40 euros para o Navegante metropolitano (nos 18 municípios da AML).
Continuam igualmente em vigor os descontos previstos nos títulos Navegante família e +65, mantendo-se a gratuitidade do Navegante 12.
Por decisão da Área Metropolitana de Lisboa, também os tarifários ocasionais válidos na Carris Metropolitana (serviço rodoviário) não sofrerão alterações em 2024, mantendo o valor que vigorava à data do seu lançamento, em junho de 2022.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»
Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.
Hoje o ISPSI é muito mais do que uma academia de polícia. É um centro de pensamento estratégico sobre segurança interna, capaz de articular o conhecimento académico com as necessidades operacionais.