Sábado – Pense por si

Morreu o realizador Alberto Seixas Santos

Tinha 80 anos e a sua primeira longa-metragem foi Brandos Costumes, de 1975

O realizador de cinema Alberto Seixas Santos (na imagem, ao lado da actriz Sofia Aparício) morreu na madrugada de hoje em casa, em Lisboa, aos 80 anos, disse à agência Lusa a realizadora Margarida Gil.

Alberto Jorge Seixas dos Santos nasceu a 20 de Março de 1936, em Lisboa. Frequentou o Curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A partir de 1958 trabalhou como crítico de cinema em diversas publicações. Em 1962 estudou em Paris, frequentando o Institut d'Hautes Études Cinématographiques e, no ano seguinte, a London Film School.

Brandos Costumes, a sua primeira longa-metragem, rodada entre 1972 e 1975 e escrita em parceria com os escritores Luiza Neto Jorge e Nuno Júdice, traça um paralelo entre o quotidiano de uma família da média burguesia e o trajecto do regime emanado do golpe militar de 28 de Maio de 1926. Este filme foi seleccionado, em competição, para o Festival de Cinema de Berlim.

E O Tempo Passafoi o seu último filme, de acordo com o site IMDB. Aí, trabalhou com a actriz Sofia Aparício.

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.