Sábado – Pense por si

Donald Tusk reeleito presidente do Conselho Europeu

Donald Tusk foi hoje reeleito presidente do Conselho Europeu com o voto contra do seu próprio país, a Polónia

Donald Tusk foi hoje reeleito presidente do Conselho Europeu com o voto contra da Polónia, segundo fonte diplomática.

Tusk foi reeleito por quase unanimidade, apenas com o voto contra do seu país, a Polónia, para um segundo mandato de dois anos e meio.

Durante a reunião, segundo a mesma fonte, a primeira-ministra polaca, Beata Szydlo, propôs que o candidato escolhido teria obrigatoriamente de ter o apoio do seu país, o que foi rejeitado, e tentou, também sem êxito, que os líderes europeus ouvissem o candidato apoiado por Varsóvia, o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolskien.

A presidência do Conselho Europeu é um cargo criado no Tratado de Lisboa em 2009, tendo sido ocupado pela primeira vez e por dois mandatos pelo belga Herman Van Rompuy.

Tusk substituiu Van Rompuy em 2014.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.