
Álvaro Amaro renuncia a cargo no Parlamento Europeu após condenação. Já tem substituto
O reitor da Universidade de Verão do PSD e antigo eurodeputado Carlos Coelho irá substituir social-democrata, depois de este ter sido condenado por prevaricação.
O reitor da Universidade de Verão do PSD e antigo eurodeputado Carlos Coelho irá substituir social-democrata, depois de este ter sido condenado por prevaricação.
O processo em causa diz respeito a suspeitas de benefício da Câmara Municipal da Guarda a uma companhia de teatro quando o eurodeputado do PSD lá era autarca.
Entre os nove arguidos estão Álvaro Amaro, na altura presidente da Câmara de Gouveia, o atual vice-presidente da Câmara de Alcobaça e o atual presidente da Câmara de Gouveia.
Resolução no Parlamento Europeu foi rejeitada com 290 votos contra e 288 a favor. Nuno Melo e Álvaro Amaro votaram contra e explicaram porquê.
"Jamais me refugiarei atrás de qualquer estatuto de qualquer tipo de imunidade", afirmou Amaro durante a sessão inaugural do Parlamento Europeu.
Álvaro Amaro teve de pagar uma caução de 40 mil euros para poder tomar posse enquanto eurodeputado. José Manuel Fernandes e Maria João Rodrigues também foram investigados.
Antigo presidente da Câmara da Guarda foi ouvido em tribunal e irá tomar posse como eurodeputado esta terça-feira.
Rui Rio não tem prevista qualquer declaração sobre o tema para os próximos dias.
As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação "Rota Final", entre eles o antigo presidente da Câmara Municipal da Guarda Álvaro Amaro, recém-eleito eurodeputado
As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação "Rota Final", entre eles o antigo presidente da Câmara Municipal da Guarda Álvaro Amaro, recém-eleito eurodeputado.
Segundo o cabeça de lista do PSD às europeias, Paulo Rangel, condição de arguido de Álvaro Amaro não interfere com o acesso ao mandato de eurodeputado.
A PJ fez buscas em 18 câmaras municipais do Norte e Centro do país, num processo em que a operadora de transportes públicos Transdev também é visada.
Das 18 autarquias alvo de buscas da PJ, os sociais-democratas estão à frente de 9 (uma em coligação), enquanto os socialistas lideram oito.
Das 18 autarquias alvo de buscas da Polícia Judiciária, os sociais-democratas estão à frente de 9 (uma em coligação), enquanto os socialistas lideram oito.
O PSD vai apresentar às próximas europeias uma lista que integra José Manuel Fernandes, Graça Carvalho ou Álvaro Amaro.
O presidente da Câmara da Guarda critica a falta de ambição do Governo socialista no processo de transferência de competências para as autarquias e a ausência do envelope financeiro no Orçamento do Estado de 2019.