Mais cheques para carros elétricos regressam no primeiro trimestre
Governo prepara novo concurso para veículos elétricos, mantém o modelo de “cheques” e a exigência de abate de veículos antigos.
Governo prepara novo concurso para veículos elétricos, mantém o modelo de “cheques” e a exigência de abate de veículos antigos.
“Temos que ter atenção aos dados em análise, sem cair no sensacionalismo”, alerta Pedro Faria, presidente do conselho diretivo da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.
Mantém-se a exigência de que o veículo adquirido seja novo, bem como a de "abate de um automóvel a combustível fóssil com mais de 10 anos".
Os veículos “ligeiros elétricos de passageiros podem receber entre quatro mil ou cinco mil euros, consoante o tipo de beneficiário; bicicletas entre os 500 e os 1.500 euros, e também são elegíveis carregadores para baterias de veículos elétricos”.
A gigante norte-americana anunciou um recuo nos seus planos para produção de veículos elétricos. CEO diz que “não fazia sentido continuar a investir milhares de milhões em produtos que sabíamos que não iriam gerar lucros”.
A análise às tarifas impostas surge após uma proposta de compromisso apresentada pela VW Anhui, a produtora chinesa de veículos elétricos do grupo alemão.
Desde que regressou à Casa Branca, em janeiro, o governante, cético em relação às alterações climáticas, revogou ou enfraqueceu várias medidas que promoviam a transição para os veículos elétricos.
Pequim impôs um novo regime de licenças que obriga as empresas estrangeiras a solicitar autorizações para exportar minerais alegando motivos de segurança nacional.
Os veículos elétricos estão sob escrutínio desde que Elon Musk assumiu o controlo do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), encarregado de cortar nas despesas e na burocracia no governo federal.
O multimilionário fundador da marca de veículos elétricos Tesla, da Space X e dono do Twitter já gastou 119 milhões de dólares em Trump. Acusam-no de fraude por prometer dar milhões a eleitores.
O anúncio do inquérito sobre os produtos lácteos europeus ocorreu um dia depois de a Comissão Europeia ter ajustado as taxas punitivas propostas sobre as importações de veículos elétricos oriundos da China.
Em comunicado, o executivo comunitário anunciou hoje que a "Comissão impôs direitos de compensação provisórios sobre as importações" destes automóveis, nove meses depois do início de uma investigação à subsidiação estatal de veículos elétricos por parte da China.
O agravamento do Imposto Único de Circulação (IUC) que consta da proposta do Orçamento do Estado para 2024 originou uma petição pública pedindo que a medida não avance e que passe a ser cobrado IUC aos veículos elétricos. Em menos de 72 horas a petição já foi subscrita por 16 mil pessoas.
A ideia, explicou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, é que o cartão possa ser usado em modos de transporte sustentável e "talvez na aquisição de velocípedes e veículos elétricos".
Estudo da FREE NOW revela conclusões quanto ao interesse, atitudes e barreiras face à transição elétrica
A empresa portuguesa anunciou um reforço de capital de 150 milhões de euros para expandir a rede de carregadores de veículos elétricos em parques de estacionamento.