O amigo americano - a intervenção dos EUA no PREC
O golpe militar de 25 de abril de 1974, em Portugal, terá apanhado desprevenidas as autoridades norte-americanas. Todas? Não
O golpe militar de 25 de abril de 1974, em Portugal, terá apanhado desprevenidas as autoridades norte-americanas. Todas? Não
A nota foi publicada na rede social X pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, liderado por Paulo Rangel.
O banqueiro mais poderoso do mundo na sua altura viveu seis meses na ilha açoriana quando tinha 15 anos, para curar uma febre reumática. As cartas e um diário mostram como essa experiência formativa o marcou para a vida.
Duas gerações de portugueses viveram sob um regime ditatorial, criado por Salazar, que marcou todos os aspetos da vida no País. A jornalista Fernanda Cachão leva-nos numa viagem ao tempo em que vivíamos com senhas de racionamento, Hitler era um amigo, a PIDE perseguia e os informadores denunciavam tudo.
A atriz e encenadora teve uma vida cheia: nasceu e cresceu rodeada de livros e começou cedo a fazer teatro - aos 12 anos ganhou o primeiro ordenado numa peça no Rádio Clube Português. Ficou órfã aos 6 anos, mas o amor que recebeu na família instigou-a a viver com um sorriso.
Músico e compositor, foi um dos grandes difusores da música brasileira. Vivia há 60 anos nos EUA, conquistou um Grammy, esteve nomeado para os Óscares e lançou mais de 40 discos.
O primeiro a nascer em Portugal foi um importante homem de negócios no Porto – o escultor Soares dos Reis fez-lhe um busto da mulher, a viscondessa Andreza. Com o segundo conde, o comboio chegou a Cascais e o projeto de uma estância turística que rivalizasse com a Côte D’Azur começou a ganhar forma.
O maior cabo submarino do mundo acaba de chegar a Carcavelos, onde começa a história portuguesa das comunicações debaixo de água - com muitos torneios de futebol e de ténis pelo meio, que chegaram a acontecer durante Guerras Mundiais
O governo russo tem aproximado a Igreja e o Estado, sendo que as pessoas que promovem “relações sexuais não tradicionais" podem ser condenadas a multa de quase quatro mil euros.
Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.
Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.
Apesar do Mundial do Qatar estar repleto de polémicas que arrastam a FIFA para um universo do desrespeito pelos direitos humanos, esta não é uma total novidade para a organizadora do evento. Rússia, Argentina e Itália são outros exemplos.
A sobrinha do poeta recorda as brincadeiras e os hábitos do escritor. Com ajuda destas memórias, João Pedro George escreveu a biografia "O Super-Camões".
A sobrinha do poeta recorda as brincadeiras e os hábitos do escritor. Com ajuda destas memórias, João Pedro George escreveu a biografia "O Super-Camões".
Numa votação à porta fechada, em Pequim, foi quebrada a tradição política das últimas décadas nas quais o líder chinês apenas servia dois mandatos. Kim Jong Un e Vladimir Putin já enviaram felicitações.
De 6 a 16 de outubro, o Doclisboa leva às salas 281 filmes numa celebração do 20.ª aniversário.