Montenegro já votou antecipadamente e apelou para que portugueses escolham o futuro
O chefe do executivo votou na Escola Básica de 1º CEB nº2 de Espinho, no distrito de Aveiro, onde é residente.
O chefe do executivo votou na Escola Básica de 1º CEB nº2 de Espinho, no distrito de Aveiro, onde é residente.
No quinto de dez dias de campanha oficial para a segunda volta das eleições presidenciais.
Os distritos com maior número de inscritos são Lisboa, Porto, Setúbal e Braga.
Voto antecipado em mobilidade foi alterado nos municípios de Vieira do Minho, Alvaiázere, Leiria, Torres Vedras, Alcácere do Sal e Silves.
Eleitores podem inscrever-se até quinta-feira.
Caso um eleitor tenha se inscrito para votar hoje, mas não consiga fazê-lo, pode exercer o seu direito de voto no próximo domingo na assembleia ou secção de voto em que se encontra recenseado.
Distritos com maior número de inscritos são Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Coimbra.
Em comparação com as presidenciais de 2021 votam para as eleições de 18 de janeiro mais 226.956 portugueses a residir no estrangeiro.
Voto no estrangeiro, voto em mobilidade e para quem está internado ou preso. Saiba como pode votar antes do dia 18 de janeiro.
Já o voto antecipado em mobilidade pode ser requerido a partir de 4 de janeiro.
Desde as presidenciais de 1976, os eleitores puseram nas urnas 49,84 milhões de votos. A eleição em que participaram mais eleitores, em termos absolutos, foi a de 1986.
Em 2021 a afluência à mesma hora era de 42,3%.
Os resultados oficiais indicam que, às 17h14, quando estavam apurados 11,76% dos votos, o Chega estava à frente, com 28,77% dos votos, seguido da coligação AD - PSD/CDS (17,23%) e do PS (12,84%).
Segundo os resultados divulgados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e referentes ao território nacional, a AD (PSD/CDS) foi a vencedora da noite, ao conseguir eleger 86 deputados, mais 10 face ao alcançado nas legislativas de 2024 (sem contar com os círculos da emigração, que ainda não foram apurados).
Com a totalidade dos votos contados, os resultados da secretária-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) dão a vitória à AD com 89 deputados, seguida pelo PS e pelo Chega, com o mesmo número de eleitos (58).