Sábado – Pense por si

Compreender e eliminar as alergias

A razão pela qual algumas substâncias desencadeiam alergias e porque é que não o fazem em todas as pessoas não é ainda muito clara, mas a história de outras alergias na família (a chamada atopia) parece ser o principal fator predisponente. 

Ana Taborda

Van Zeller, a história de uma família que se fez portuguesa

Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.

Vanda Marques

Vasco da Gama: O leal capitão que parecia um pirata

Pertencia a uma ordem militar religiosa e antes de descobrir o caminho marítimo para a Índia, cumpriu algumas missões para o rei, provando ser corajoso. Vasco da Gama era um líder nato e autoritário

Susana Lúcio

Atenção ao camarão que escolhe

Este crustáceo tem um historial negro. A sua captura afeta o meio ambiente – até mata tartarugas – e há denúncias de escravatura.

Ana Taborda

O Estoril que os Moser sonharam construir

O primeiro a nascer em Portugal foi um importante homem de negócios no Porto – o escultor Soares dos Reis fez-lhe um busto da mulher, a viscondessa Andreza. Com o segundo conde, o comboio chegou a Cascais e o projeto de uma estância turística que rivalizasse com a Côte D’Azur começou a ganhar forma.

Ana Taborda

As famílias ricas que mandam no Vinho do Porto

Os Symington, donos de 27 quintas no Douro, têm um antepassado que esteve na Guerra com Winston Churchill. Disputam a liderança com empresas como a Fladgate, com um espião na história das suas marcas. A lendária Ferreira, comprada pela Sogrape a 130 primos, foi fundada por Dona Antónia – os seus dois filhos acumularam tantos luxos que faliram ambos.

Treino de râguebi com a seleção portuguesa2.mp4
Alexandre R. Malhado

Râguebi: A SÁBADO foi treinar com dois Lobos

Como se faz um passe? E qual é o truque para chutar a bola oval? E placar? A SÁBADO foi aprender as bases do râguebi com Jerónimo Portela e Manuel Cardoso Pinto.

9
Margarida Davim

A rua encheu-se para pedir habitação

Foram cem coletivos a convocar a manifestação pela habitação. Mas apareceram novos, velhos, famílias, pessoas dos bairros periféricos. Todos a reclamar pelo direito a casas dignas.

Maria Henrique Espada

A SÁBADO é todos os dias

Uma prisão portuguesa que precisa de mudar: tem baratas e percevejos. Os ativistas que querem mudar o mundo, ou pelo menos fazer uns exercícios de "desobediência civil" pré-preparada e ensaiada. E o que pensam os militantes do PSD de Rio e Rangel: é gente de confiança? Com quem se possa beber um copo? E pagam certinho?

Rita Pereira Carvalho

Prisão de Lisboa. Protestos às refeições, baratas nas celas e água fria

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa enviaram uma carta à direção para denunciar a falta de condições daquela cadeia - das celas aos balneários. À SÁBADO, a Direção-Geral dos Serviços Prisionais diz que foram arranjados "quatro chuveiros que se encontravam avariados em consequência de mau uso".

Raquel Lito

A vida difícil dos universitários em quarentena

Uns encontram percevejos nas camaratas e passam fome. Outros temem infetar os pais, culpam-se por rotinas imprudentes e convívios com amigos. Bolseiros, alunos de Erasmus e professores queixam-se à SÁBADO.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h