Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Português combate na Ucrânia: o “Leopardo” das Forças Especiais

O sesimbrense Mauro Pinheiro está a combater na Ucrânia há cerca de um ano. Integrado em forças de operações especiais, já esteve em teatros de guerra temíveis como Kharkiv, onde fugiu de drones e até foi dado como desaparecido. Esta é uma história de coragem portuguesa na última fronteira da Europa.

José Tanganho (ao meio) com dois militares seus concorrentes, escoltados pela GNR
Lucília Galha

A primeira "Volta" foi a cavalo

Era para dar visibilidade aos militares, mas foi ganha por um civil - que se tornou o herói do povo. Foram quase 2 mil quilómetros em 25 dias e morreram 10 cavalos. A prova deu origem à Volta a Portugal em Bicicleta.

Diego, voluntário português, perto da frente de guerra na Ucrânia
Alfredo Leite, em Kherson

Na linha da frente da Ucrânia fala-se português

O apartamento de Diego, a 15 km da frente de guerra, é básico: o “roupeiro” é uma mochila e a “despensa” onde guarda latas de conserva e outros mantimentos é uma caixa de morteiros.

André Ventura
Luana Augusto

Ventura: "Tive a sensação que tinha sido envenenado"

Em entrevista à CNN, o presidente do Chega falou sobre a campanha eleitoral, marcada pelos dois episódios de refluxo esofágico, sobre como o seu partido terá ultrapassado o PS e no que consiste o "governo alternativo" que diz querer criar.

Lusa

Síria: Pelo menos 11 mortos em novos confrontos perto de Damasco

Na segunda-feira, confrontos na cidade vizinha de Jaramana, de maioria drusa, perto de Damasco, fizeram 17 mortos, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, nomeadamente oito combatentes drusos e nove membros de grupos armados que atacaram a cidade.

Carlos de Matos Gomes

A guerra acabou a 25 de abril?

A guerra colonial terminou com a revolução, como acabaram de facto, mesmo sem decreto, a censura, a PIDE/DGS, os tribunais plenários ou a Ação Nacional Popular. Os incidentes que ocorreram depois foram consequência não da guerra mas da opção do regime de Salazar e de Marcelo Caetano em manter um domínio colonial contra as circunstâncias determinantes dos tempos da História.

Rita Rato Nunes

Guerra Colonial. As histórias dos últimos combatentes

O jornal secreto do dia 25 de Abril em Angola que devia ter sido destruído. O discurso de Otelo à porta fechada. As conversas com o “inimigo”. As noites quentes sob assalto. Memórias de seis ex-combatentes na guerra do Ultramar.

Paulo Batista Ramos

Como o Hamas enganou Israel

Houve excesso de confiança dos líderes judaicos quanto à invencibilidade do seu aparelho securitário e generalizou-se a convicção de que o Hamas estaria desesperado economicamente

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana