Operação Influencer: Costa foi escutado 22 vezes entre 2020 e 2022
Em causa estão contactos entre Costa e os arguidos João Galamba, Lacerda Machado e Matos Fernandes.
Em causa estão contactos entre Costa e os arguidos João Galamba, Lacerda Machado e Matos Fernandes.
No último ano, os arguidos dizem que pouco ou nada souberam sobre o processo que em novembro de 2023 foi o princípio do fim da maioria absoluta do PS. O centro de dados Start Campus, em Sines, é um sucesso que voltou a atrair os políticos. Já Afonso Salema, o seu fundador, relança-se lá fora e sente o peso reputacional cá dentro. Todos seguem com a sua vida, enquanto aguardam pela Justiça.
Mesmo depois de, em julho do ano passado, o Tribunal Constitucional ter fechado a porta dos recursos da contra uma multa de 40 milhões de euros, a empresa continuou a litigar. Este mês perdeu o último recurso em que pediu a prescrição, mas será o fim da linha?
Um dispositivo informático encontrado no gabinete de Vítor Escária contém dados pessoais de centenas de inspetores da Judiciária, quadros das Finanças e até agentes dos serviços de informações. A defesa do ex-chefe de gabinete garante à SÁBADO desconhecer o conteúdo, mas o MP já abriu uma nova investigação pelo crime de violação do segredo de Estado.
Vítor Sereno - nomeado por Luís Montenegro para secretário-geral do SIRP - afirmou que é "um reformador" e pretende reformar as 'secretas', "salvaguardando o respeito pelo primado da lei, pela Constituição e pelos direitos fundamentais".
Processo de Costa desceu ao DCIAP. João Galamba, Nuno Lacasta e João Tiago Silveira ainda não foram ouvidos.
Afonso Salema, mentor do mega-investimento no centro da Operação Influencer, fala sobre o “martírio” do processo judicial e conta como está perto de lançar outro grande projeto de centros de dados, fora de Portugal. A Start Campus continua a crescer em Sines. A investigação, contrariada nos tribunais, vai seguindo sem notícias.
Ex-adjunto de Galamba saiu do ministério das Infraestruturas com o computador que lhe estava atribuído para serviço e acabou por o entregar, mais tarde, aos agentes do SIS.
"Foi apreendida muita documentação que está a ser analisada. Vamos ver se na documentação apreendida há alguns indícios além daqueles que já tinham, os objetivos das buscas são exatamente esses", afirmou o procurador-geral da República, Amadeu Guerra.
A procuradora-geral da República defende que a violação do segredo de justiça prejudica o MP. Já Rogério Alves e João Paulo Batalha acreditam que o elevado número de pessoas com acesso a informação sobre as operações judiciais facilita a divulgação de informação.
Portugal tem escapado às grandes vagas de terrorismo internacional e manteve-se na lista dos países mais seguros do mundo. Há quem acredite que é sorte ou que nada acontece por cá. Mas a sorte dá muito trabalho a quem zela todos os dias pela nossa segurança.
Dezenas de dirigentes e militantes socialistas ainda lideram setores-chave da Administração Pública. Quando exonera, Governo gere calendário das comissões de serviço para não pagar indemnizações.
O caso Influencer, que se tornou conhecido em novembro, levou à imediata demissão do então primeiro-ministro, António Costa, e à realização de eleições legislativas antecipadas.
O ex-adjunto de João Galamba apagou os dados do telemóvel antes de o entregar, de livre vontade, aos deputados durante a comissão parlamentar de inquérito à TAP.
Lucília Gago, infelizmente, não só não encontra qualquer problema com o caso específico de João Galamba, como foram raros os momentos em que a vimos conceder um erro ou uma falha do Ministério Público, o que a expõe ainda mais às críticas.
Procuradora-Geral da República fez revelações sobre a Operação Influencer numa entrevista à RTP.